Pular para o conteúdo principal

Postagens

Plano de aula - Escolha da profissão - Projeto de Vida

  Atividade : Escolha da profissão Duração : 01 aula Objetivo :  Refletir sobre a escolha profissional. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado.   Para responder as questões a seguir, leia o trecho da reportagem e da tirinha abaixo. Registre as respostas no caderno.   “O que os filhos precisam? Apoio, compreensão e acolhimento é o que todo jovem espera e necessita ter de sua família, principalmente os mais indecisos ou inseguros. Os pais podem até não concordar com a escolha que o filho pretende fazer, mas não têm o direito de recriminar, fazer chantagens emocionais, desmerecer a profissão ou potencial dele e impedi-lo com autoritarismo. (...) Porém, para receber suporte, cabe ao jovem também demonstrar que não está tomando a decisão por impulso, mas com consciência, ainda mais se depender dos pais para arcar com seus estudos. Além disso, ele também...
  A marca no flanco O mundo não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui forma, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem. É uma ideia assustadora: vivemos segundo o nosso ponto de vista, com ele sobrevivemos ou naufragamos. Explodimos ou congelamos conforme nossa abertura ou exclusão em relação ao mundo. E o que configura essa perspectiva nossa? Ela se inaugura na infância, com suas carências nem sempre explicáveis. Mesmo se fomos amados, sofremos de uma insegurança elementar. Ainda que protegidos, seremos expostos a fatalidades e imprevistos contra os quais nada nos defende. Temos de criar barreiras e ao mesmo tempo lançar pontes com o que nos rodeia e o que ainda nos espera. Toda essa trama de encontro e separação, terror e êxtase encadeados, matéria da nossa existência, começa antes de nascermos. Mas não somos apenas levados à revelia numa torrente. Somos participantes. Nisso reside nossa possível tragédia: o desperdício de uma vida com seus talentos ...

Plano de aula - Cidadania - Projeto de Vida

Tema : Cidadania. Atividade : Direitos e deveres. Duração : 1 aula. Objetivos de aprendizagem :  - Mobilizar o estudante a compreender que o exercício de direitos e deveres começa no modo como cada pessoa se relaciona consigo mesma e se expande para as demais relações estabelecidas com o mundo social de modo mais amplo. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultura digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade:   O acesso à educação é um direito de todas as pessoas, assegurado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia a tira do Calvin e, em seguida, responda as questões relacionadas com o tema: Tira de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson. Na tira, Calvin apresenta uma preocupação bem pertinente sobre a educação que recebe. Você já pensou a esse respeito? Como é possível saber se está recebendo uma boa educação? Troque ideias com os colegas e apresente argumen...

Plano de aula - Hábitos de estudo - Projeto de Vida

Tema : Eu, estudante Atividade : Hábitos de estudo. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  - Mobilizar os estudantes a planejar e organizar metodologicamente a atividade de estudo; - Refletir como hábitos de estudo podem facilitar o alcance do atendimento às demandas relacionadas ao desempenho escolar e demais exigências que envolvem a construção do projeto de vida e a inserção na sociedade contemporânea.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida; 7.Argumentação; 10. Autonomia e cidadania. Proposta de atividade: Leia a tira do Calvin e, em seguida, responda ao que se pede: Tira de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson. 1. Assim como Calvin, você já se esqueceu de estudar? Justifique. Resposta pessoal. 2. Que importância tem para você a prática regular do estudo? Resposta pessoal. 3. Que consequências o comportamento de Calvin pode gerar em seu desempenho escolar? Isso pode ter repercussão a longo prazo? ...

Estresse e ansiedade - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Respiração profunda.   Duração : 1 aula. Objetivos de aprendizagem :  Conhecer a técnica de respiração profunda que induz a estados de relaxamento a fim de acalmar pensamentos e aliviar o estresse.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade:   A ansiedade, a timidez, as dificuldades de relacionamento e a insegurança são fatores que muitas vezes prejudicam o convívio social e comprometem a qualidade de vida.  Nesta vivência você vai praticar uma técnica que poderá ajudá-lo nas situações em que se sentir afetado por esses desconfortos.    Se acomode confortavelmente deitado em um colchonete ou colchão. Caso não seja possível, você pode sentar-se em uma cadeira, com a coluna reta, apoiada no encosto, os pés no chão e as pernas descruzadas.  Para se acomodar melhor, tire os sapatos e os objetos de metal, como colares, anéis e relóg...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...

Projeto de Vida - Plano de aula - Leitura de mundo -

Tema : Eu, estudante Atividade : Leitura de mundo. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Ampliar o repertório leitor e a competência leitora dos estudantes; Desenvolver a capacidade de ler o mundo. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação.  Proposta de atividade: Leia os textos a seguir e, em seguida, responda as questões: A função da arte 1 Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.  Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.  E quando finalmente conseguiu ...