Pular para o conteúdo principal

Projeto de Vida - Plano de aula - Leitura de mundo -



Tema: Eu, estudante

Atividade: Leitura de mundo.

Duração: 01 aula.

Objetivos de aprendizagem

Ampliar o repertório leitor e a competência leitora dos estudantes;

Desenvolver a capacidade de ler o mundo.


Competências gerais da BNCC trabalhadas

  1. Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. 


Proposta de atividade:


Leia os textos a seguir e, em seguida, responda as questões:


A função da arte 1

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. 

Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. 

E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:

- Me ajuda a olhar!

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: LP&M, 2002.


A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana

Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. 

Todo ponto de vista é um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.

A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. 

BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis: Vozes, 2017, p. 13. 


  1. No texto de Eduardo Galeano, qual foi a reação do menino ao ver o mar? Resposta esperada: o menino ficou mudo diante de tanta beleza

  2. Como você entende a frase: “Me ajuda a olhar!”? Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que o menino pede ajuda para entender tamanha beleza, além de pedir amparo ao pai diante da imensidão do mar. 

  3. O que pode contribuir para ampliar a nossa percepção sobre os diferentes acontecimentos do mundo que nos rodeia? Resposta esperada: Espera-se que os estudantes entendam que a multiplicação de experiências pode ampliar a percepção, aí incluído o aprendizado escolar. 

  4. Você concorda com a visão apresentada no texto de Leonardo Boff de que a leitura é uma experiência social integrada a um contexto? Justifique. Resposta pessoal.

  5. Faça uma pesquisa na internet para conhecer quem são os autores dos textos que você acabou de ler. Registre suas descobertas no caderno. Resposta pessoal.

  6. O que é ler o mundo para você e como isto pode ajudá-lo na construção do seu projeto de vida? Compartilhe sua resposta com os colegas e professor (a). Resposta pessoal.



A atividade pode ser realizada de modo presencial ou remoto. Ajude os estudantes a compreender as referências dos textos e a estabelecer relações entre as ideias apresentadas e as próprias experiências de vida. Destaque que uma das funções da leitura é despertar a curiosidade e, assim, desenvolver o repertório do leitor e a apreciação de práticas diversificadas da produção cultural. Aborde também que a leitura de mundo é uma competência que pode ser desenvolvida pela ampliação do repertório de experiências de vida de cada um. Se possível, proponha uma roda de conversa para que os estudantes dialoguem sobre suas respostas e a relacionem com o que desejam para si mesmos no futuro. 

Esta atividade é parte da obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021. 

Para conhecer outras propostas para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra na íntegra acessando o site: https://edocente.educar.tech/pnld/


Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021. 



Licença Creative Commons
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula

  Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 02 aulas Objetivo :  - Relacionar-se no contexto familiar e social. - Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.   Resposta pessoal ...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...