Tema: Qualidade de vida.
Atividade: Autocuidado.
Duração: 01 aula.
Objetivos de aprendizagem:
Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.
Competências gerais da BNCC trabalhadas:
Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação.
Proposta de atividade:
Leia a imagem abaixo para responder as questões:
Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal.
Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal.
Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido explorada em diferentes campos de conhecimentos, saberes e interesses, como arquitetura, urbanismo, lazer, gastronomia, esportes, educação, meio ambiente, segurança pública e privada, entretenimento e novas tecnologias. Assim, de perspectivas tão diversas, uma concepção ampla de qualidade de vida inclui tudo o que se relacione com o ser humano, sua cultura e seu meio.
Como a qualidade de vida afeta o seu dia a dia? Anote suas principais conclusões e compartilhe com seus colegas e professor (a). Resposta pessoal.
O professor pode conduzir a atividade de forma presencial ou remota, a depender das condições de cada escola e/ou turma.
Inicie a atividade verificando o que os estudantes conhecem sobre o assunto. Depois, mobilize-os para refletir sobre a amplitude do conceito de qualidade de vida, que abarca numerosos aspectos relacionados com o cotidiano de cada um.
Se julgar interessante, ao promover o compartilhamento das respostas dos estudantes, incentive a troca de ideias orientando a discussão no sentido de montar um panorama da qualidade de vida na comunidade.
Esta atividade é parte da obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021.
Para conhecer outras propostas para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra na íntegra acessando o site: https://edocente.educar.tech/pnld/
Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Excelente a proposta de trabalho.
ResponderExcluir