Pular para o conteúdo principal

Plano de aula - Escolha da profissão - Projeto de Vida




 

Atividade: Escolha da profissão

Duração: 01 aula

ObjetivoRefletir sobre a escolha profissional.


Competências gerais da BNCC trabalhadas:

4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado.

 

Para responder as questões a seguir, leia o trecho da reportagem e da tirinha abaixo. Registre as respostas no caderno.

 

“O que os filhos precisam?

Apoio, compreensão e acolhimento é o que todo jovem espera e necessita ter de sua família, principalmente os mais indecisos ou inseguros. Os pais podem até não concordar com a escolha que o filho pretende fazer, mas não têm o direito de recriminar, fazer chantagens emocionais, desmerecer a profissão ou potencial dele e impedi-lo com autoritarismo.

(...) Porém, para receber suporte, cabe ao jovem também demonstrar que não está tomando a decisão por impulso, mas com consciência, ainda mais se depender dos pais para arcar com seus estudos. Além disso, ele também não deve contar apenas com a opinião dos amigos para se planejar para o futuro. Para se preparar, deve conversar com professores, pesquisar grades curriculares, fazer testes vocacionais e buscar com gestores e analistas de carreiras”.

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/06/14/faz-mal-pais-quererem-influenciar-filhos-na-escolha-da-profissao.htm. Acesso 14 jun 2021.




1 – Você já pensou sobre qual profissão deseja seguir ao terminar o Ensino Médio?

2 – Quais características pessoais
suas você considera adequadas para desempenhar a profissão escolhida?

3 – Em sua opinião, quais fatores devem ser levados em consideração para a escolha de uma profissão?

4 – Você acredita que todo mundo pode exercer a profissão com que sonha? Justifique.

5 – Com quais apoios você pode contar para realizar sua escolha profissional? Detalhe.

6 – Já conversou sobre a escolha profissional com alguém da sua confiança?

7 – De que modo sua escolha se relaciona com seu projeto de vida?

 

Esta atividade pode constituir uma sensibilização para o tema da escolha profissional, permitindo aos estudantes uma reflexão inicial a ser aprofundada no decorrer da construção do projeto de vida. Após cada estudante realizá-la individualmente, organize uma roda de conversa para dialogar sobre as vivências da turma, pois muitos estudantes podem já ter passado pela experiência do primeiro emprego. Reforce que a escolha profissional tem relações com a história pessoal de cada um, com experiências prévias e interesses, mas também com oportunidades e possibilidades. Esteja atento para que os estudantes percebam que as dificuldades, algumas vezes encontradas pelo caminho, não devem ser encaradas como desestímulo, mas como incentivo para refletir sobre um desenvolvimento pessoal sustentado.



Licença Creative Commons
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula

  Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 02 aulas Objetivo :  - Relacionar-se no contexto familiar e social. - Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.   Resposta pessoal ...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...