Tema: Qualidade de vida.
Atividade: Respiração profunda.
Duração: 1 aula.
Objetivos de aprendizagem:
Conhecer a técnica de respiração profunda que induz a estados de relaxamento a fim de acalmar pensamentos e aliviar o estresse.
Competências gerais da BNCC trabalhadas:
4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado.
Proposta de atividade:
A ansiedade, a timidez, as dificuldades de relacionamento e a insegurança são fatores que muitas vezes prejudicam o convívio social e comprometem a qualidade de vida.
Nesta vivência você vai praticar uma técnica que poderá ajudá-lo nas situações em que se sentir afetado por esses desconfortos.
Se acomode confortavelmente deitado em um colchonete ou colchão. Caso não seja possível, você pode sentar-se em uma cadeira, com a coluna reta, apoiada no encosto, os pés no chão e as pernas descruzadas.
Para se acomodar melhor, tire os sapatos e os objetos de metal, como colares, anéis e relógios.
Feche os olhos e respire profundamente, de acordo com as orientações do professor, levando o máximo de ar possível aos pulmões.
Inspire pelo nariz. Coloque uma das mãos sobre o estômago e sinta o movimento amplo do abdômen à medida que inspira. Coloque a outra mão no peito e tente fazer com que ele se mova pouco. Expire pela boca, empurrando o máximo de ar que puder enquanto contrai ligeiramente os músculos abdominais.
A mão que você mantém sobre o estômago deve mover-se enquanto você expira, mas a mão colocada no peito deve mover-se pouco.
Continue a inspirar pelo nariz e a expirar pela boca. Tente inspirar o suficiente para que o abdômen suba e em seguida desça. Conte devagar enquanto expira.
Repita o movimento por dez vezes e abra os olhos.
Após a conclusão do exercício, reflita sobre as questões a seguir e registre no caderno:
Como se sentiu ao realizar a atividade? O que foi fácil? O que foi difícil?
Percebeu alguma modificação em seu corpo ao realizar a respiração profunda?
Aponte três situações em que o exercício de respiração profunda pode auxiliá-lo na administração do estresse ou da ansiedade do dia a dia.
Compartilhe os registros com os colegas e professor (a).
A depender das condições de cada escola/turma a atividade pode ser realizada de modo presencial ou remoto. Neste último caso, é necessário estar em uma aula síncrona.
Esta é uma técnica de relaxamento simples e de fácil aprendizado, que pode ser praticada em qualquer lugar. Seu princípio prevê que respirações profundas, a partir do abdômen, e não da parte superior do tórax, permitem maior oxigenação, o que induz a estados de menor tensão e ansiedade. Ensiná-la aos estudantes pode constituir oportunidade para discutir ferramentas de controle para situações estressantes, quando a respiração se torna curta e ofegante.
O professor pode, ainda, ilustrar momentos do dia a dia em que a técnica pode ser utilizada, como períodos de avaliação, exposição em público, entrevistas de emprego, entre outros.
Esta atividade é parte da obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021.
Para conhecer outras propostas para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra na íntegra acessando o site: https://edocente.educar.tech/pnld/
Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
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