Tema: Eu, estudante
Atividade: Hábitos de estudo.
Duração: 01 aula.
Objetivos de aprendizagem:
- Mobilizar os estudantes a planejar e organizar metodologicamente a atividade de estudo;
- Refletir como hábitos de estudo podem facilitar o alcance do atendimento às demandas relacionadas ao desempenho escolar e demais exigências que envolvem a construção do projeto de vida e a inserção na sociedade contemporânea.
Competências gerais da BNCC trabalhadas:
Conhecimento; 4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida; 7.Argumentação; 10. Autonomia e cidadania.
Proposta de atividade:
Leia a tira do Calvin e, em seguida, responda ao que se pede:
Tira de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson.
1. Assim como Calvin, você já se esqueceu de estudar? Justifique. Resposta pessoal.
2. Que importância tem para você a prática regular do estudo? Resposta pessoal.
3. Que consequências o comportamento de Calvin pode gerar em seu desempenho escolar? Isso pode ter repercussão a longo prazo? Converse com os colegas a respeito. É esperado que os estudantes demonstrem compreender que a atividade de estudo requer organização, compromisso e disciplina. A ausência desses comportamentos pode gerar dificuldades para o bom rendimento acadêmico.
4. Comportamentos como os de Calvin podem impactar os planos que fazemos para o futuro? De que modo? Converse com os colegas sobre isso e registre no caderno uma síntese da discussão. Espera-se que os estudantes correlacionem os comportamentos de organização, compromisso e disciplina exigidos no ambiente escolar com aqueles que também são requeridos em outros espaços da vida social. O professor pode contribuir com a discussão orientando-os a perceber que a organização da rotina escolar, com seus compromissos e metas, é um dos aprendizados pelo qual o estudante passa até chegar a autogerir a própria vida.
Esta atividade é parte da obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021.
Para conhecer outras propostas para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra na íntegra acessando o site: https://edocente.educar.tech/pnld/
Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Comentários
Postar um comentário