Tema: Cidadania.
Atividade: Direitos e deveres.
Duração: 1 aula.
Objetivos de aprendizagem:
- Mobilizar o estudante a compreender que o exercício de direitos e deveres começa no modo como cada pessoa se relaciona consigo mesma e se expande para as demais relações estabelecidas com o mundo social de modo mais amplo.
Competências gerais da BNCC trabalhadas:
Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultura digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 10. Autonomia e cidadania.
Proposta de atividade:
O acesso à educação é um direito de todas as pessoas, assegurado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia a tira do Calvin e, em seguida, responda as questões relacionadas com o tema:
Tira de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson.
Na tira, Calvin apresenta uma preocupação bem pertinente sobre a educação que recebe. Você já pensou a esse respeito? Como é possível saber se está recebendo uma boa educação? Troque ideias com os colegas e apresente argumentos para fundamentar suas opiniões.
A resposta é pessoal, mas o professor pode orientar o debate para auxiliar a turma a perceber quais são as finalidades da educação de acordo com a legislação brasileira. Uma pesquisa pode ser conduzida abordando os objetivos da educação básica, postulados pela LBD e, mais especificamente, os direitos de aprendizagem propostos para a etapa do Ensino Médio. A discussão deve ser encaminhada no sentido de evidenciar que o conhecimento sobre direitos e deveres se relaciona com o desenvolvimento da capacidade para o exercício da cidadania.
Em sua opinião, a escola é capaz de cumprir sua função social, ou seja, formar os jovens para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania em um mundo em constante mudança? Compartilhe suas ideias com os colegas. Em seguida, produza com sua turma a gravação de um vídeo ou podcast registrando a discussão. Compartilhe a produção com a comunidade escolar.
Resposta pessoal. A atividade tem por objetivo permitir o desenvolvimento do protagonismo e da consciência de que o exercício da cidadania envolve o reconhecimento de direitos e deveres, mas, também, proporcionar ao estudante a oportunidade de correlacionar as vivências escolares com seu projeto de vida. Informações sobre como orientar a turma na produção do podcast podem ser obtidas na internet. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R6wqo9_qh_I. Acesso em: 31 jan. 2020.
Esta atividade é parte da obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021.
Para conhecer outras propostas para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra na íntegra acessando o site: https://edocente.educar.tech/pnld/
Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Comentários
Postar um comentário