Pular para o conteúdo principal

Plano de aula - Cidadania - Projeto de Vida



Tema: Cidadania.

Atividade: Direitos e deveres.

Duração: 1 aula.

Objetivos de aprendizagem

- Mobilizar o estudante a compreender que o exercício de direitos e deveres começa no modo como cada pessoa se relaciona consigo mesma e se expande para as demais relações estabelecidas com o mundo social de modo mais amplo.


Competências gerais da BNCC trabalhadas

  1. Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultura digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 10. Autonomia e cidadania. 


Proposta de atividade:

 

O acesso à educação é um direito de todas as pessoas, assegurado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia a tira do Calvin e, em seguida, responda as questões relacionadas com o tema:


Tira de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson.

  1. Na tira, Calvin apresenta uma preocupação bem pertinente sobre a educação que recebe. Você já pensou a esse respeito? Como é possível saber se está recebendo uma boa educação? Troque ideias com os colegas e apresente argumentos para fundamentar suas opiniões. 

A resposta é pessoal, mas o professor pode orientar o debate para auxiliar a turma a perceber quais são as finalidades da educação de acordo com a legislação brasileira. Uma pesquisa pode ser conduzida abordando os objetivos da educação básica, postulados pela LBD e, mais especificamente, os direitos de aprendizagem propostos para a etapa do Ensino Médio. A discussão deve ser encaminhada no sentido de evidenciar que o conhecimento sobre direitos e deveres se relaciona com o desenvolvimento da capacidade para o exercício da cidadania.


  1. Em sua opinião, a escola é capaz de cumprir sua função social, ou seja, formar os jovens para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania em um mundo em constante mudança? Compartilhe suas ideias com os colegas. Em seguida, produza com sua turma a gravação de um vídeo ou podcast registrando a discussão. Compartilhe a produção com a comunidade escolar.

Resposta pessoal. A atividade tem por objetivo permitir o desenvolvimento do protagonismo e da consciência de que o exercício da cidadania envolve o reconhecimento de direitos e deveres, mas, também, proporcionar ao estudante a oportunidade de correlacionar as vivências escolares com seu projeto de vida. Informações sobre como orientar a turma na produção do podcast podem ser obtidas na internet. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R6wqo9_qh_I. Acesso em: 31 jan. 2020.


Esta atividade é parte da obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021. 

Para conhecer outras propostas para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra na íntegra acessando o site: https://edocente.educar.tech/pnld/

  

Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021. 




Licença Creative Commons
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula

  Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 02 aulas Objetivo :  - Relacionar-se no contexto familiar e social. - Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.   Resposta pessoal ...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...