Pular para o conteúdo principal

Postagens

  A marca no flanco O mundo não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui forma, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem. É uma ideia assustadora: vivemos segundo o nosso ponto de vista, com ele sobrevivemos ou naufragamos. Explodimos ou congelamos conforme nossa abertura ou exclusão em relação ao mundo. E o que configura essa perspectiva nossa? Ela se inaugura na infância, com suas carências nem sempre explicáveis. Mesmo se fomos amados, sofremos de uma insegurança elementar. Ainda que protegidos, seremos expostos a fatalidades e imprevistos contra os quais nada nos defende. Temos de criar barreiras e ao mesmo tempo lançar pontes com o que nos rodeia e o que ainda nos espera. Toda essa trama de encontro e separação, terror e êxtase encadeados, matéria da nossa existência, começa antes de nascermos. Mas não somos apenas levados à revelia numa torrente. Somos participantes. Nisso reside nossa possível tragédia: o desperdício de uma vida com seus talentos ...

Plano de aula - Cidadania - Projeto de Vida

Tema : Cidadania. Atividade : Direitos e deveres. Duração : 1 aula. Objetivos de aprendizagem :  - Mobilizar o estudante a compreender que o exercício de direitos e deveres começa no modo como cada pessoa se relaciona consigo mesma e se expande para as demais relações estabelecidas com o mundo social de modo mais amplo. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultura digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade:   O acesso à educação é um direito de todas as pessoas, assegurado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia a tira do Calvin e, em seguida, responda as questões relacionadas com o tema: Tira de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson. Na tira, Calvin apresenta uma preocupação bem pertinente sobre a educação que recebe. Você já pensou a esse respeito? Como é possível saber se está recebendo uma boa educação? Troque ideias com os colegas e apresente argumen...

Plano de aula - Hábitos de estudo - Projeto de Vida

Tema : Eu, estudante Atividade : Hábitos de estudo. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  - Mobilizar os estudantes a planejar e organizar metodologicamente a atividade de estudo; - Refletir como hábitos de estudo podem facilitar o alcance do atendimento às demandas relacionadas ao desempenho escolar e demais exigências que envolvem a construção do projeto de vida e a inserção na sociedade contemporânea.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida; 7.Argumentação; 10. Autonomia e cidadania. Proposta de atividade: Leia a tira do Calvin e, em seguida, responda ao que se pede: Tira de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson. 1. Assim como Calvin, você já se esqueceu de estudar? Justifique. Resposta pessoal. 2. Que importância tem para você a prática regular do estudo? Resposta pessoal. 3. Que consequências o comportamento de Calvin pode gerar em seu desempenho escolar? Isso pode ter repercussão a longo prazo? ...

Estresse e ansiedade - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Respiração profunda.   Duração : 1 aula. Objetivos de aprendizagem :  Conhecer a técnica de respiração profunda que induz a estados de relaxamento a fim de acalmar pensamentos e aliviar o estresse.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade:   A ansiedade, a timidez, as dificuldades de relacionamento e a insegurança são fatores que muitas vezes prejudicam o convívio social e comprometem a qualidade de vida.  Nesta vivência você vai praticar uma técnica que poderá ajudá-lo nas situações em que se sentir afetado por esses desconfortos.    Se acomode confortavelmente deitado em um colchonete ou colchão. Caso não seja possível, você pode sentar-se em uma cadeira, com a coluna reta, apoiada no encosto, os pés no chão e as pernas descruzadas.  Para se acomodar melhor, tire os sapatos e os objetos de metal, como colares, anéis e relóg...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...

Projeto de Vida - Plano de aula - Leitura de mundo -

Tema : Eu, estudante Atividade : Leitura de mundo. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Ampliar o repertório leitor e a competência leitora dos estudantes; Desenvolver a capacidade de ler o mundo. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação.  Proposta de atividade: Leia os textos a seguir e, em seguida, responda as questões: A função da arte 1 Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.  Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.  E quando finalmente conseguiu ...
  Página da obra Desenvolver e Transformar - Projeto de Vida Projeto de vida na escola Projeto de vida é fator de proteção para a saúde mental, pois promove bem-estar psicológico, previne doenças como depressão, ansiedade e toxicodependência e desenvolve habilidades sociais As recentes modificações ocorridas no Ensino Básico de nosso país, especificamente no Ensino Médio, tiveram por objetivo transformar a escola em um lugar que acolhe a juventude. Isso não aconteceu por acaso. Por muitos anos, uma desconexão entre os anseios dos jovens e o que a escola exigia deles se refletiu em altos índices de evasão e abandono escolar. Dados de 2019 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, revelam que de cada 100 estudantes que ingressam na escola, 89 concluem os anos iniciais do Ensino Fundamental, 78 concluem os anos finais do Ensino Fundamental e 65 concluem o Ensino Médio na idade certa. Esses números se tornam mais preocupantes quando analisados no ...