Pular para o conteúdo principal

Postagens

  Hoje vou postar o link para baixar a obra Projeto de Vida - Desenvolver e Transformar. Sugiro que você anote o código e manifeste seu interesse em adotar esse livro para o coordenador ou diretor da sua escola. Clique no link abaixo:  https://drive.google.com/file/d/1x-17heDIcX6-O0vwD8bllNIL6GQVeKdH/view?usp=sharing

Criatividade e autoconhecimento - Projeto de Vida

  Tema : Criatividade Atividade : Criatividade e autoconhecimento Duração : 2 aulas Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultura digital; 8. Autoconhecimento e autocuidado. 1. Comece a atividade lendo a reportagem abaixo: Colagem: um caminho para o autoconhecimento A busca incessante pela realização de nossos sonhos, por incrível que pareça, pode ter na arte da colagem uma boa ferramenta para o seu logro. Para a personal life coach Sandra Domingos, esse tipo de atividade artística funciona bem como um canal de autoexpressão e criatividade, sendo fundamental como fonte de prazer e autoconhecimento. Por meio da colagem, ela desenvolve uma linguagem plástica que utiliza não apenas para expor sua sensibilidade estética, mas para idealizar, visualizar e, assim, conseguir realizar os seus sonhos, como por exemplo, o de viajar a lugares inspiradores e antes nunca visitados. Já a professora de ioga, Raquel...

Lidando com as emoções - Projeto de vida

Emoções Para lidar com as emoções, em primeiro lugar é preciso saber identificá-las. Mas isso não é fácil! “Nossa pesquisa mostra que só 36% das pessoas conseguem fazer isso, o que é problemático, pois emoções não rotuladas frequentemente são mal interpretadas, o que leva a escolhas irracionais e ações contraproducentes”, afirma Travis Bradberry, autor do livro Inteligência emocional 2.0 . Para as pessoas que ainda não desenvolveram a capacidade de identificar aquilo que sentem, a roda das emoções representa uma boa maneira de exercitar essa habilidade. Então, que tal construir sua própria roda das emoções? O vídeo do neurocientista Pedro Calabrez sobre as diferenças entre emoções e sentimentos.  Essa atividade é parte integrante da obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida. Para conhecer outras atividades para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021, disponível em: https://edo...

Mundo do trabalho - Projeto de vida

Tema : Competências do século XXI Atividade : Mundo do trabalho Duração : 01 aula Objetivo de aprendizagem :  - Compreender a estruturação das relações trabalhistas ao longo dos tempos. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital. 6. Trabalho e projeto de vida. 7. Argumentação; 10. Autonomia e cidadania. Proposta de atividade: Observe a obra “Operários”, de Tarsila do Amaral. Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/operarios-de-tarsila-do-amaral-esta-em-exposicao-no-palacio-dos-bandeirantes/ Pesquise na internet para conhecer mais sobre a vida e outras obras produzidas por Tarsila do Amaral. Registre suas descobertas no caderno.  A tela “Operários”, de Tarsila do Amaral, feita em 1933 em óleo sobre tela, reflete o movimento artístico chamado Modernismo. A obra representa a diversidade racial e cultural dos trabalhadores que migraram para São Paulo em busca de emprego n...

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Vivência de acolhimento - Presencial ou online - Projeto de vida

Tema : Acolhimento Atividade : Criar um meme Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Acolher as experiências estudantis vividas durante o período de isolamento decorrente do novo Coronovírus; Estimular a comunicação e a criação de laços de empatia entre a turma. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Os memes são uma verdadeira febre entre os internautas e certamente você já se divertiu com essas publicações que circulam pela internet. Geralmente os memes tratam sobre assuntos do momento de forma irônica e bem humorada e para isso estabelecem um diálogo com obras de arte, música, frases ou imagens de pessoas famosas. Veja alguns exemplos abaixo: Que tal criar um meme que expresse um aprendizado que você teve durante o período de isolamento social decorrente do novo Coronavíru...

Vivência de acolhimento - Presencial ou online - Projeto de vida

Tema : Acolhimento Atividade : Escuta ativa Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Favorecer o compartilhamento das experiências estudantis; Promover espaço de diálogo e interação entre a turma.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital. 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: A pandemia decorrente do novo Coronavírus gerou muitas mudanças na vida de todos, desde a organização da rotina doméstica até a vivência de experiências como, por exemplo, incorporar novos hábitos de higiene e distanciamento social.  Vamos registrar o que você viveu neste período? Para isso, siga as orientações abaixo: Produza uma ilustração que represente as experiências que você viveu durante o isolamento social decorrente do novo Coronavírus. Sua produção pode expressar ações, sentimentos, pensamentos, desejos e tudo o que você considerar legal ou não tão legal....