Tema: Competências do século XXI
Atividade: Mundo do trabalho
Duração: 01 aula
Objetivo de aprendizagem:
- Compreender a estruturação das relações trabalhistas ao longo dos tempos.
Competências gerais da BNCC trabalhadas:
Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital. 6. Trabalho e projeto de vida. 7. Argumentação; 10. Autonomia e cidadania.
Proposta de atividade:
Observe a obra “Operários”, de Tarsila do Amaral.
Pesquise na internet para conhecer mais sobre a vida e outras obras produzidas por Tarsila do Amaral. Registre suas descobertas no caderno.
A tela “Operários”, de Tarsila do Amaral, feita em 1933 em óleo sobre tela, reflete o movimento artístico chamado Modernismo. A obra representa a diversidade racial e cultural dos trabalhadores que migraram para São Paulo em busca de emprego nas fábricas que começaram a surgir no estado durante o período em que se iniciou a industrialização brasileira, particularmente a paulistana. Esse movimento gerou o surgimento da classe operária.
Pesquise em livros ou na internet sobre quais são as diferenças entre o modo como se estruturavam as relações trabalhistas no período retratado pela obra e o momento atual.
Registre suas descobertas na forma de um cartaz e compartilhe com seus colegas de turma e professor.
O professor poderá propor um debate a partir das descobertas dos estudantes em que, além de abordar como as relações trabalhistas se transformam ao longo do tempo, discuta as competências e habilidades valorizadas pelo mundo do trabalho atualmente. A atividade pode se constituir em oportunidade para que os estudantes reflitam sobre escolhas relacionadas com seus projetos de vida profissionais.
Para conhecer outras atividades para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021, disponível em: https://edocente.educar.tech/pnld/
Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.
Se quiser assistir minha live sobre projeto de vida, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=uf6ODcLEZm8

Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Comentários
Postar um comentário