Emoções
Para lidar com as emoções, em primeiro lugar é preciso saber identificá-las. Mas isso não é fácil!
“Nossa pesquisa mostra que só 36% das pessoas conseguem fazer isso, o que é problemático, pois emoções não rotuladas frequentemente são mal interpretadas, o que leva a escolhas irracionais e ações contraproducentes”, afirma Travis Bradberry, autor do livro Inteligência emocional 2.0.
Para as pessoas que ainda não desenvolveram a capacidade de identificar aquilo que sentem, a roda das emoções representa uma boa maneira de exercitar essa habilidade.
Então, que tal construir sua própria roda das emoções?
Essa atividade é parte integrante da obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida. Para conhecer outras atividades para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021, disponível em: https://edocente.educar.tech/pnld/
Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Comentários
Postar um comentário