Tema: Acolhimento
Atividade: Escuta ativa
Duração: 1 aula
Objetivos de aprendizagem:
Favorecer o compartilhamento das experiências estudantis;
Promover espaço de diálogo e interação entre a turma.
Competências gerais da BNCC trabalhadas:
3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital. 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação.
Proposta de atividade:
A pandemia decorrente do novo Coronavírus gerou muitas mudanças na vida de todos, desde a organização da rotina doméstica até a vivência de experiências como, por exemplo, incorporar novos hábitos de higiene e distanciamento social.
Vamos registrar o que você viveu neste período? Para isso, siga as orientações abaixo:
Produza uma ilustração que represente as experiências que você viveu durante o isolamento social decorrente do novo Coronavírus. Sua produção pode expressar ações, sentimentos, pensamentos, desejos e tudo o que você considerar legal ou não tão legal.
Utilize os materiais que lhe estiverem disponíveis, por exemplo, papéis diversos, lápis de cor, lápis grafite, tinta, giz de cera, cola, tesoura, caneta hidrocor, entre outros. Use a imaginação!
Compartilhe sua produção com os colegas e professor expressando o que ela representa para você.
Esta atividade pode ser realizada de modo presencial ou remoto constituindo um espaço de escuta das experiências estudantis vividas no período de isolamento social. O professor deve estar atento para favorecer o diálogo e propiciar que a turma interaja de modo empático, pois essa atitude pode facilitar o acolhimento de eventuais experiências dolorosas.
Ao critério do professor e das condições de cada turma/escola, as produções dos estudantes podem ser expostas virtual ou fisicamente no mural da classe. Para criar um mural virtual, confira o tutorial disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tfAXW8pW2vc
Para conhecer outras atividades para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021, disponível em: https://edocente.educar.tech/pnld/
Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.
Se quiser assistir minha live sobre projeto de vida, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=uf6ODcLEZm8

Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Gostei bastante, como faço passar seguir seu blog?
ResponderExcluirOlá, bom dia! Que bom que gostou. No canto superior direito tem um botão para seguir.
ResponderExcluirÉ só clicar.