Tema: Acolhimento
Atividade: Criar um meme
Duração: 1 aula
Objetivos de aprendizagem:
Acolher as experiências estudantis vividas durante o período de isolamento decorrente do novo Coronovírus;
Estimular a comunicação e a criação de laços de empatia entre a turma.
Competências gerais da BNCC trabalhadas:
Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação.
Proposta de atividade:
Os memes são uma verdadeira febre entre os internautas e certamente você já se divertiu com essas publicações que circulam pela internet. Geralmente os memes tratam sobre assuntos do momento de forma irônica e bem humorada e para isso estabelecem um diálogo com obras de arte, música, frases ou imagens de pessoas famosas. Veja alguns exemplos abaixo:
Que tal criar um meme que expresse um aprendizado que você teve durante o período de isolamento social decorrente do novo Coronavírus?
Para isso, faça uma pesquisa na internet para encontrar aplicativos gratuitos que podem ajudá-lo a criar o seu meme a partir de imagens e fotos de celular. Após escolher a imagem que deseja usar, selecione um aprendizado para ser o tema do seu meme.
Lembre-se que o texto desse tipo de comunicação deve ser curto e impactante e a imagem selecionada deve ter relação com o texto produzido. Tenha cuidado também para não usar imagens ou linguagem grosseira que expresse preconceito.
Ao final, compartilhe sua produção com os colegas de turma e professor.
A atividade pode ser realizada de modo presencial ou remoto, constituindo oportunidade para conhecer e acolher as experiências estudantis vividas no período do isolamento social decorrente do novo Coronavírus. Ao fazer uso de uma linguagem típica do universo juvenil, a proposta pode contribuir para que os estudantes compartilhem suas experiências de forma motivadora e divertida. Incentive o diálogo empático entre a turma. Ao critério do professor as produções dos estudantes podem ser compartilhadas em um blog ou rede social da turma/escola. Se o professor preferir, também é possível criar um mural virtual para socializar as produções. Para isso confira o tutorial disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tfAXW8pW2vc
Para conhecer outras atividades para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021, disponível em: https://edocente.educar.tech/pnld/
Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.
Se quiser assistir minha live sobre projeto de vida, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=uf6ODcLEZm8

Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Comentários
Postar um comentário