Pular para o conteúdo principal

Vivência de acolhimento - Presencial ou online - Projeto de vida

Tema: Acolhimento

Atividade: Criar um meme

Duração: 1 aula

Objetivos de aprendizagem

Acolher as experiências estudantis vividas durante o período de isolamento decorrente do novo Coronovírus;

Estimular a comunicação e a criação de laços de empatia entre a turma.


Competências gerais da BNCC trabalhadas

  1. Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação.


Proposta de atividade:


Os memes são uma verdadeira febre entre os internautas e certamente você já se divertiu com essas publicações que circulam pela internet. Geralmente os memes tratam sobre assuntos do momento de forma irônica e bem humorada e para isso estabelecem um diálogo com obras de arte, música, frases ou imagens de pessoas famosas. Veja alguns exemplos abaixo:


Resultado de imagem para memesResultado de imagem para memes mas freud não podemos publicar isso


Que tal criar um meme que expresse um aprendizado que você teve durante o período de isolamento social decorrente do novo Coronavírus? 

Para isso, faça uma pesquisa na internet para encontrar aplicativos gratuitos que podem ajudá-lo a criar o seu meme a partir de imagens e fotos de celular. Após escolher a imagem que deseja usar, selecione um aprendizado para ser o tema do seu meme.

Lembre-se que o texto desse tipo de comunicação deve ser curto e impactante e a imagem selecionada deve ter relação com o texto produzido. Tenha cuidado também para não usar imagens ou linguagem grosseira que expresse preconceito. 

Ao final, compartilhe sua produção com os colegas de turma e professor. 


A atividade pode ser realizada de modo presencial ou remoto, constituindo oportunidade para conhecer e acolher as experiências estudantis vividas no período do isolamento social decorrente do novo Coronavírus. Ao fazer uso de uma linguagem típica do universo juvenil, a proposta pode contribuir para que os estudantes compartilhem suas experiências de forma motivadora e divertida. Incentive o diálogo empático entre a turma. Ao critério do professor as produções dos estudantes podem ser compartilhadas em um blog ou rede social da turma/escola. Se o professor preferir, também é possível criar um mural virtual para socializar as produções. Para isso confira o tutorial disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tfAXW8pW2vc



 

Para conhecer outras atividades para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021, disponível em: https://edocente.educar.tech/pnld/

  

Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021. 


Se quiser assistir minha live sobre projeto de vida, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=uf6ODcLEZm8




 


Licença Creative Commons
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula

  Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 02 aulas Objetivo :  - Relacionar-se no contexto familiar e social. - Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.   Resposta pessoal ...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...