Pular para o conteúdo principal

Criatividade e autoconhecimento - Projeto de Vida

 


Tema: Criatividade

Atividade: Criatividade e autoconhecimento

Duração: 2 aulas


Competências gerais da BNCC trabalhadas

  1. Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultura digital; 8. Autoconhecimento e autocuidado.


1. Comece a atividade lendo a reportagem abaixo:

Colagem: um caminho para o autoconhecimento


A busca incessante pela realização de nossos sonhos, por incrível que pareça, pode ter na arte da colagem uma boa ferramenta para o seu logro. Para a personal life coach Sandra Domingos, esse tipo de atividade artística funciona bem como um canal de autoexpressão e criatividade, sendo fundamental como fonte de prazer e autoconhecimento.

Por meio da colagem, ela desenvolve uma linguagem plástica que utiliza não apenas para expor sua sensibilidade estética, mas para idealizar, visualizar e, assim, conseguir realizar os seus sonhos, como por exemplo, o de viajar a lugares inspiradores e antes nunca visitados.
Já a professora de ioga, Raquel Urey, também adepta desse tipo de expressão artística, utiliza a colagem visualizando hábitos saudáveis e mensagens de paz e harmonia para o planeta no seu dia a dia. Uma colagem é o fruto de uma expressão vinda do mais profundo de nossas emoções e fala a língua intuitiva dos nossos inconscientes com uma enorme forma estética. É uma atividade 
estruturante que pode ser realizada com diversos materiais, tais como: recortes de jornais, revistas, pedaços de papéis coloridos, diversos grãos, serragem, cortiça, purpurina, tecidos, etc.

Nesse tipo de atividade, a pessoa busca nos materiais ideais que possam expressar e comunicar seus sentimentos, emoções e ideias em relação ao tema, se deixando guiar por cores e formas, seguindo a intuição. Com isso, o planejamento e direcionamento ajudam as pessoas na estruturação de vida. É um recurso super positivo, já que faz o indivíduo planejar, analisar, prestar atenção, ser organizado e paciente. No contexto da arte-terapia, a facilitação de tal tomada de consciência pode ser importante para promover a riqueza interior, a vitalidade e a qualidade de vida.

O fim de uma colagem se anuncia quando a emoção chega ao seu termo, ou melhor, quando você começa a se sentir cada vez mais em paz. Geralmente dura entre quatro a seis horas seguidas e o ponto final é o último pedaço de papel colado! A contemplação da obra é sempre uma surpresa, uma revelação... Estão aí sob o papel, mas transformados em metáforas; portas, caminhos, gestos. É um processo de imaginação, criação, para todas as idades e, em particular, para todos aqueles que se confrontam com seus objetivos e mudanças nas suas vidas.

Disponível em: https://soulbrasil.com/colagem-um-caminhopara-o-autoconhecimento



A artista visual Jane Perkins representou pinturas clássicas, fotografias famosas e algumas personalidades em colagens, usando pequenos objetos recicláveis. Observe a seguir um exemplo de releitura feita por ela da fotografia que Steve McCurry tirou em um campo de refugiados no Paquistão em 1984.




2. Que tal fazer uma colagem que represente você inspirado no trabalho de Jane Perkins?
Escolha uma foto sua e amplie a imagem sobre uma cartolina.
Separe materiais para a colagem, como papel, pedaços de plástico, botões, casca de árvore, pedrinhas, miçangas, sementes, etc.
Providencie também tesoura, cola, pincel, pinça.
Finalizada a colagem, reúna-se com os colegas para organizar uma exposição dos trabalhos realizados pela turma.

RESPOSTA POSSÍVEL: Respostas pessoais.

Ao critério do professor e das condições de cada turma/escola, as produções dos estudantes podem ser expostas virtual ou fisicamente no mural da classe. Para criar um mural virtual, confira o tutorial disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tfAXW8pW2vc





Atividade integrante da obra Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida.

Para conhecer outras atividades para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021, disponível em: https://edocente.educar.tech/pnld/



Para acessar outros planos de aula: https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/

  

Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021. 




Licença Creative Commons
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula

  Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 02 aulas Objetivo :  - Relacionar-se no contexto familiar e social. - Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.   Resposta pessoal ...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...