Atividade: Escolha da profissão
Duração:
01 aula
Objetivo: Refletir sobre a escolha profissional.
Competências gerais da BNCC trabalhadas:
4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida; 7.
Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado.
Para responder as questões a seguir, leia o trecho
da reportagem e da tirinha abaixo. Registre as respostas no caderno.
“O que os filhos precisam?
Apoio, compreensão e acolhimento é o que
todo jovem espera e necessita ter de sua família, principalmente os mais
indecisos ou inseguros. Os pais podem até não concordar com a escolha que o
filho pretende fazer, mas não têm o direito de recriminar, fazer chantagens
emocionais, desmerecer a profissão ou potencial dele e impedi-lo com
autoritarismo.
(...) Porém, para receber suporte, cabe
ao jovem também demonstrar que não está tomando a decisão por impulso, mas com
consciência, ainda mais se depender dos pais para arcar com seus estudos. Além
disso, ele também não deve contar apenas com a opinião dos amigos para se
planejar para o futuro. Para se preparar, deve conversar com professores,
pesquisar grades curriculares, fazer testes vocacionais e buscar com gestores e
analistas de carreiras”.
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/06/14/faz-mal-pais-quererem-influenciar-filhos-na-escolha-da-profissao.htm. Acesso 14 jun 2021.
1 – Você já pensou sobre qual profissão deseja
seguir ao terminar o Ensino Médio?
2 – Quais características pessoais
suas você
considera adequadas para desempenhar a profissão escolhida?
3 – Em sua opinião, quais fatores devem ser levados
em consideração para a escolha de uma profissão?
4 – Você acredita que todo mundo pode exercer a
profissão com que sonha? Justifique.
5 – Com quais apoios você pode contar para realizar
sua escolha profissional? Detalhe.
6 – Já conversou sobre a escolha profissional com
alguém da sua confiança?
7 – De que modo sua escolha se relaciona com seu
projeto de vida?
Esta atividade pode constituir uma
sensibilização para o tema da escolha profissional, permitindo aos estudantes
uma reflexão inicial a ser aprofundada no decorrer da construção do projeto de
vida. Após cada estudante realizá-la individualmente, organize uma roda de
conversa para dialogar sobre as vivências da turma, pois muitos estudantes
podem já ter passado pela experiência do primeiro emprego. Reforce que a
escolha profissional tem relações com a história pessoal de cada um, com
experiências prévias e interesses, mas também com oportunidades e
possibilidades. Esteja atento para que os estudantes percebam que as
dificuldades, algumas vezes encontradas pelo caminho, não devem ser encaradas
como desestímulo, mas como incentivo para refletir sobre um desenvolvimento
pessoal sustentado.
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Muito boa atividade.
ResponderExcluirObrigada, faça bom proveito.
ResponderExcluir