Pular para o conteúdo principal

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula


 Tema: Identidade

Atividade: De onde eu venho?

Duração: 02 aulas

Objetivo

- Relacionar-se no contexto familiar e social.

- Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro.


Competências gerais da BNCC trabalhadas: 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado.


Proposta de atividade:

Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw


1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal

2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.  Resposta pessoal 

3 – A autobiografia é um gênero textual que permite ao autor contar a história da própria vida. Caracterizada pela veracidade dos fatos, a autobiografia se constitui em uma narrativa escrita em primeira pessoa e frequentemente pontuada por lembranças que dão ao texto um caráter subjetivo. A escrita de uma autobiografia contribui para que o autor amplie conhecimentos sobre si mesmo e para que tenha elementos para refletir sobre o futuro e construir seu projeto de vida. 

A título de exemplo, confira o excerto abaixo, retirado de um texto de Walcir Carrasco:


Tenho mania de comprar livros. É uma fixação, pois acabo levando para casa muito mais do que consigo ler. Frequentemente, faço a promessa de não adquirir mais nenhum. Não cumpro. Basta entrar em uma livraria para descobrir títulos essenciais. Como se o simples fato de ter os livros pertinho de mim aumentasse minha sapiência! (Nossa, há quanto tempo não via a palavra sapiência! Deve ser de algum livro que não li.) Faço a festa de vendedores de livros. Cida, a simpática gerente de uma livraria do meu bairro, sorri feliz quando me vê entrar. Oferece cafezinho e começa:

- Olha o que saiu!

Já me convenceu a levar, certa vez, um catatau romântico de umas quinhentas páginas só porque comentei estar procurando um livro para “me distrair”. Uma história tão melosa que botaria um diabético no hospital. Mas esse, pelo menos, li, embora não devesse confessar a ninguém ter gastado tempo com tão baixa literatura. (O pior é que torci pelos personagens!) Lamentei-me com Cida. Segundo ela disse, meu caso não é dos mais graves. 

- Tive um amigo que comprava os dez volumes da obra completa de Marx, por exemplo. Ficava sem dinheiro para pagar a pensão. Era despejado e acabava deixando os livros. Ia para outra e, novamente, comprava a coleção. Era despejado mais uma vez. Dava pena. 


Carrasco, Walcyr. Pequenos delitos e outras crônicas. 2ª. edição.  São Paulo: Moderna, 2015. 

 


https://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2014/10/1536864-em-autobiografia-pele-relata-a-emocao-do-milesimo-gol.shtml#:~:text=Em%20autobiografia%2C%20Pel%C3%A9%20relata%20a%20emo%C3%A7%C3%A3o%20do%20mil%C3%A9simo%20gol,-da%20Livraria%20da&text=Considerado%20o%20Atleta%20do%20S%C3%A9culo,quinta%2Dfeira%20(23).&text=Para%20a%20data%2C%20a%20Livraria,foi%20marcar%20o%20mil%C3%A9simo%20gol.

Teto Pelé sobre o milésimo Gol.




Agora é a sua vez. Escreva a sua autobiografia. Lembre-se que o texto deve abordar a sua história e os acontecimentos considerados relevantes por você na sua vida. Resposta pessoal. Caso o professor considere possível, as produções dos estudantes podem ser reunidas na forma de um e-book e socializadas com a classe. 




Licença Creative Commons
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...