Pular para o conteúdo principal

Vivência de acolhimento - Presencial ou online - Projeto de vida



Tema: Acolhimento

Atividade: Escuta ativa

Duração: 1 aula


Objetivos de aprendizagem

Favorecer o compartilhamento das experiências estudantis;

Promover espaço de diálogo e interação entre a turma. 


Competências gerais da BNCC trabalhadas

3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital. 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação.


Proposta de atividade:


A pandemia decorrente do novo Coronavírus gerou muitas mudanças na vida de todos, desde a organização da rotina doméstica até a vivência de experiências como, por exemplo, incorporar novos hábitos de higiene e distanciamento social. 

Vamos registrar o que você viveu neste período? Para isso, siga as orientações abaixo:


  1. Produza uma ilustração que represente as experiências que você viveu durante o isolamento social decorrente do novo Coronavírus. Sua produção pode expressar ações, sentimentos, pensamentos, desejos e tudo o que você considerar legal ou não tão legal.  

  2. Utilize os materiais que lhe estiverem disponíveis, por exemplo, papéis diversos, lápis de cor, lápis grafite, tinta, giz de cera, cola, tesoura, caneta hidrocor, entre outros. Use a imaginação! 

  3. Compartilhe sua produção com os colegas e professor expressando o que ela representa para você. 


Esta atividade pode ser realizada de modo presencial ou remoto constituindo um espaço de escuta das experiências estudantis vividas no período de isolamento social. O professor deve estar atento para favorecer o diálogo e propiciar que a turma interaja de modo empático, pois essa atitude pode facilitar o acolhimento de eventuais experiências dolorosas. 

Ao critério do professor e das condições de cada turma/escola, as produções dos estudantes podem ser expostas virtual ou fisicamente no mural da classe. Para criar um mural virtual, confira o tutorial disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tfAXW8pW2vc




Para conhecer outras atividades para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021, disponível em: https://edocente.educar.tech/pnld/

  

Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021. 

Se quiser assistir minha live sobre projeto de vida, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=uf6ODcLEZm8




 


Licença Creative Commons
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.



Comentários

  1. Gostei bastante, como faço passar seguir seu blog?

    ResponderExcluir
  2. Olá, bom dia! Que bom que gostou. No canto superior direito tem um botão para seguir.
    É só clicar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula

  Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 02 aulas Objetivo :  - Relacionar-se no contexto familiar e social. - Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.   Resposta pessoal ...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...