Pular para o conteúdo principal

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema: Valores

Atividade: Empatia

Duração: 1 aula


Objetivos de aprendizagem

Desenvolver a empatia em relação aos outros;

Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum;

Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros.


Competências gerais da BNCC trabalhadas

  1. Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania. 


Proposta de atividade:

Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4



Em seguida, responda as questões abaixo no caderno:

  1. Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia

  2. O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro

  3. Você conhece o significado da palavra empatia? Consulte o dicionário e registre a definição em seu caderno.  Resposta pessoal

  4. Como a empatia pode contribuir para que as pessoas desenvolvam relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum? Registre suas ideias no caderno. Resposta pessoal

  5. De que modo a preocupação com o bem comum pode se relacionar com a construção do seu projeto de vida? Converse com seus colegas de turma e professor para trocar ideias a esse respeito. Resposta pessoal. O professor pode aproveitar a oportunidade para mediar uma discussão a respeito dos valores envolvidos com a vida em sociedade e como as ações individuais impactam a vida coletiva e vice-versa. 


Para conhecer outras atividades para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021, disponível em: https://edocente.educar.tech/pnld/

  

Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021. 


Licença Creative Commons
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.







Comentários

  1. Que grata surpresa encontrar seu blog, estou amando tudo obrigada por dividir esse material!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Use os planos e conte como foi. Também compartilhe!

      Excluir
  2. Perfeito material, parabéns pelo brilhante conteúdo disponibilizado. #Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jefferson. Use os planos e conte como foi. Também compartilhe!

      Excluir
  3. Muito bom!
    Vou passar pros meus professores! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Benção de material, trabalho em um Projeto Social, estava em busca de materiais que pudesse me ajudar a dar luz ao futuro das crianças. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo o material. Preciso muito !

    ResponderExcluir
  6. Que material relevante. Aborda um tema precioso para trabalharmos com os alunos. E até mesmo nós professores. Sou bastante grata. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula

  Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 02 aulas Objetivo :  - Relacionar-se no contexto familiar e social. - Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.   Resposta pessoal ...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...