Pular para o conteúdo principal

Postagens

Projeto de Vida - Plano de aula - Identidade

Tema : Identidade Atividade : Quem sou eu? Duração : 01 aula Objetivo :  - Identificar as características individuais que constituem a identidade - Refletir sobre como as relações sociais influenciam na constituição da identidade de cada pessoa.  Competências gerais da BNCC trabalhadas : 1. Conhecimento; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Assista ao vídeo ou acesse no link https://www.youtube.com/watch?v=rbg8NyUxCic em que a antropóloga Lilian Moritz Schwarcz discute como a identidade das pessoas se constrói. Converse com sua família sobre as ideias apresentadas no vídeo e em seguida responda as questões: 1 - Você concorda com a explicação da antropóloga sobre o modo como as pessoas constroem suas identidades? Justifique.  Resposta pessoal 2 – Quais aspectos você percebe terem influenciado na construção da sua identidade? É esperado que o estudante faça referência a experiências no âmbito familiar e social. 3 – Segundo a antropólog...

Qualidade de vida - Plano de aula - Projeto de vida

  Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 1 aula. Objetivos de aprendizagem : Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.   Competências gerais da BNCC trabalhadas : 1.      Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação.   Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019   1.      Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. 2.      Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. 3.      Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre ess...

Eu, estudante. Plano de aula - Projeto de Vida

  Tema : Eu, estudante. Atividade : Leitura de mundo. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem : Ampliar o repertório leitor e a competência leitora dos estudantes; Desenvolver a capacidade de ler o mundo.   Competências gerais da BNCC trabalhadas : 1.      Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação.   Proposta de atividade:   Leia os textos a seguir e, em seguida, responda as questões:   A função da arte 1 Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor,...

O que o jovem quer da vida?

“Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma.  O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso”. (Fernando Pessoa) DAMON, William.  O que o jovem quer da vida?  Como pais e professores podem orientar e  motivar os adolescentes. São Paulo:  Summus , 2009. Resultado de ampla pesquisa de campo, desvenda o que leva alguns jovens a  alcançar  sucesso  na vida e outros não. Com base em entrevistas, o autor mostra que os jovens bem  sucedidos têm projetos para motivá-los e mostrar o caminho a seguir. A obra apresenta orientações para auxiliar pais e professores a encorajar os jovens e a canalizar esforços para  concretizar planos pessoais e profissionais. No link abaixo você pode encontrar um resumo mais detalhado da obra. Lembro que resumo não substitui a leitura da obra na íntegra. https://drive.google.com/file/d/1jNPDn3zfuNAkuIDI5yJSz6qWToM4mz2N/view?usp=sharing Fonte: https://alfredoreis...

Projeto de Vida - PR

No link abaixo você pode baixar a apresentação. https://drive.google.com/file/d/1ZqGC9276zOF8eRkXGO4jnGvEUq2lkuPp/view?usp=sharing

Projeto de vida - E-book Gratuito

E-book PROJETOS DE VIDA TAMBÉM SÃO ASSUNTO DE ESCOLA!  https://drive.google.com/file/d/1PmgJNgLW7KJmZlb_UITVpEp3UwIISaH_/view?usp=sharing

Plano de aula - Escolha da profissão - Projeto de Vida

  Atividade : Escolha da profissão Duração : 01 aula Objetivo :  Refletir sobre a escolha profissional. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado.   Para responder as questões a seguir, leia o trecho da reportagem e da tirinha abaixo. Registre as respostas no caderno.   “O que os filhos precisam? Apoio, compreensão e acolhimento é o que todo jovem espera e necessita ter de sua família, principalmente os mais indecisos ou inseguros. Os pais podem até não concordar com a escolha que o filho pretende fazer, mas não têm o direito de recriminar, fazer chantagens emocionais, desmerecer a profissão ou potencial dele e impedi-lo com autoritarismo. (...) Porém, para receber suporte, cabe ao jovem também demonstrar que não está tomando a decisão por impulso, mas com consciência, ainda mais se depender dos pais para arcar com seus estudos. Além disso, ele também...