Tema:
Qualidade de vida.
Atividade:
Autocuidado.
Duração: 1 aula.
Objetivos de aprendizagem:
Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as
práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.
Competências gerais da BNCC
trabalhadas:
1. Conhecimento;
4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia
e cooperação.
Proposta de atividade:
Leia
a imagem abaixo para responder as questões:
Ilustração de Lila Cruz, 2019
1. Avalie
seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável?
Justifique sua resposta. Resposta pessoal.
2. Cite
três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu
bem-estar. Resposta pessoal.
3. Você
sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas
descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se
que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à
qualidade de vida, porque essa temática tem sido explorada em diferentes campos
de conhecimentos, saberes e interesses, como arquitetura, urbanismo, lazer,
gastronomia, esportes, educação, meio ambiente, segurança pública e privada,
entretenimento e novas tecnologias. Assim, de perspectivas tão diversas, uma
concepção ampla de qualidade de vida inclui tudo o que se relacione com o ser
humano, sua cultura e seu meio.
4. Como
a qualidade de vida afeta o seu dia a dia? Anote suas principais conclusões e
compartilhe com seus colegas e professor (a). Resposta
pessoal.
O professor pode conduzir a atividade de forma presencial ou remota, a
depender das condições de cada escola e/ou turma.
Inicie a atividade verificando o que os estudantes conhecem sobre o
assunto. Depois, mobilize-os para refletir sobre a amplitude do conceito de
qualidade de vida, que abarca numerosos aspectos relacionados com o cotidiano
de cada um.
Se julgar interessante, ao promover o compartilhamento das respostas
dos estudantes, incentive a troca de ideias orientando a discussão no sentido
de montar um panorama da qualidade de vida na comunidade.
Esta
atividade é parte da obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida,
aprovada no PNLD 2021.
Itale Cericato
Psicóloga.
Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São
Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação
que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e
aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas
redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do
livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida.
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Comentários
Postar um comentário