Pular para o conteúdo principal

Postagens

Qualidade de vida - Plano de aula - Projeto de vida

  Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 1 aula. Objetivos de aprendizagem : Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.   Competências gerais da BNCC trabalhadas : 1.      Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação.   Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019   1.      Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. 2.      Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. 3.      Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre ess...

Eu, estudante. Plano de aula - Projeto de Vida

  Tema : Eu, estudante. Atividade : Leitura de mundo. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem : Ampliar o repertório leitor e a competência leitora dos estudantes; Desenvolver a capacidade de ler o mundo.   Competências gerais da BNCC trabalhadas : 1.      Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação.   Proposta de atividade:   Leia os textos a seguir e, em seguida, responda as questões:   A função da arte 1 Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor,...

O que o jovem quer da vida?

“Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma.  O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso”. (Fernando Pessoa) DAMON, William.  O que o jovem quer da vida?  Como pais e professores podem orientar e  motivar os adolescentes. São Paulo:  Summus , 2009. Resultado de ampla pesquisa de campo, desvenda o que leva alguns jovens a  alcançar  sucesso  na vida e outros não. Com base em entrevistas, o autor mostra que os jovens bem  sucedidos têm projetos para motivá-los e mostrar o caminho a seguir. A obra apresenta orientações para auxiliar pais e professores a encorajar os jovens e a canalizar esforços para  concretizar planos pessoais e profissionais. No link abaixo você pode encontrar um resumo mais detalhado da obra. Lembro que resumo não substitui a leitura da obra na íntegra. https://drive.google.com/file/d/1jNPDn3zfuNAkuIDI5yJSz6qWToM4mz2N/view?usp=sharing Fonte: https://alfredoreis...

Projeto de Vida - PR

No link abaixo você pode baixar a apresentação. https://drive.google.com/file/d/1ZqGC9276zOF8eRkXGO4jnGvEUq2lkuPp/view?usp=sharing

Projeto de vida - E-book Gratuito

E-book PROJETOS DE VIDA TAMBÉM SÃO ASSUNTO DE ESCOLA!  https://drive.google.com/file/d/1PmgJNgLW7KJmZlb_UITVpEp3UwIISaH_/view?usp=sharing

Plano de aula - Escolha da profissão - Projeto de Vida

  Atividade : Escolha da profissão Duração : 01 aula Objetivo :  Refletir sobre a escolha profissional. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado.   Para responder as questões a seguir, leia o trecho da reportagem e da tirinha abaixo. Registre as respostas no caderno.   “O que os filhos precisam? Apoio, compreensão e acolhimento é o que todo jovem espera e necessita ter de sua família, principalmente os mais indecisos ou inseguros. Os pais podem até não concordar com a escolha que o filho pretende fazer, mas não têm o direito de recriminar, fazer chantagens emocionais, desmerecer a profissão ou potencial dele e impedi-lo com autoritarismo. (...) Porém, para receber suporte, cabe ao jovem também demonstrar que não está tomando a decisão por impulso, mas com consciência, ainda mais se depender dos pais para arcar com seus estudos. Além disso, ele também...
  A marca no flanco O mundo não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui forma, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem. É uma ideia assustadora: vivemos segundo o nosso ponto de vista, com ele sobrevivemos ou naufragamos. Explodimos ou congelamos conforme nossa abertura ou exclusão em relação ao mundo. E o que configura essa perspectiva nossa? Ela se inaugura na infância, com suas carências nem sempre explicáveis. Mesmo se fomos amados, sofremos de uma insegurança elementar. Ainda que protegidos, seremos expostos a fatalidades e imprevistos contra os quais nada nos defende. Temos de criar barreiras e ao mesmo tempo lançar pontes com o que nos rodeia e o que ainda nos espera. Toda essa trama de encontro e separação, terror e êxtase encadeados, matéria da nossa existência, começa antes de nascermos. Mas não somos apenas levados à revelia numa torrente. Somos participantes. Nisso reside nossa possível tragédia: o desperdício de uma vida com seus talentos ...