Pular para o conteúdo principal

Postagens

Plano de aula - Identidade - Projeto de vida

Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 2 aulas Objetivos de aprendizagem :  Relacionar-se no contexto familiar e social; Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultura digital; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Você conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.  Resposta pessoal 3 – A autobiografia é um gê...

Plano de aula - Senso crítico - Projeto de vida

Tema : Competências do século XXI Atividade : Senso crítico Duração : 01 aula Objetivos de aprendizagem :  - Desenvolver o senso crítico e a capacidade de refletir sobre a realidade. - Refletir sobre a influência das circunstâncias sociais na construção do projeto de vida. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 4. Comunicação; 5. Cultura Digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 9. Empatia e cooperação.  Proposta de atividade: Leia a tirinha abaixo que faz referência ao contexto da pandemia de Covid-19: Fonte: https://www.pinterest.cl/pin/187110559497367599/ Em decorrência da citada pandemia e da necessidade de isolamento social como medida para mitigar o contágio pelo novo coronavírus, diversas redes de ensino do país decretaram, em meados de março de 2020, atividades remotas em substituição ao ensino presencial.  Há debates no cenário educacional que afirmam que o ensino remoto amplia a des...

COMO CONTEMPLAR O PROJETO DE VIDA DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO

  Páginas da obra (Des)Envolver e (Trans)Formar COMO CONTEMPLAR O PROJETO DE VIDA DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO O Projeto de Vida no Ensino Médio se fundamenta em vários documentos oficiais. O primeiro é a Lei n o  13.415/2017 (conhecida como a Lei do Novo Ensino Médio) a qual prevê que os currículos escolares devem considerar a formação integral do aluno e coloca o Projeto de Vida como conteúdo obrigatório. O segundo é a BNCC que, dentre dez competências gerais para a Educação Básica previstas, destaca nas competências gerais 6 e 7, a oportunidade para que os alunos construam planos futuros articulados ao mundo do trabalho e saibam argumentar, em contexto escolar e fora dele, para defender e negociar ideias, posicionando-se crítica e eticamente.  As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, publicadas em novembro de 2019, apresentam o Projeto de Vida como premissa básica para o desenvolvimento juvenil na medida em que o articulam com a preparação para atuação cidadã ...

Quer ser youtuber? - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Eu e os outros  Duração : 1 aula Objetivo de aprendizagem :  Desenvolver atitude consciente nos relacionamentos sociais mediados por mídias digitais.   Competências gerais da BNCC trabalhadas : 1. Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultura digital; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Leia as reportagens disponíveis nos links a seguir e responda as questões da sequência em seu caderno. https://www.bbc.com/portuguese/geral-45771649   Obra de arte de Banksy se autodestrói após ser vendida por mais de 1 milhão de libras 6 outubro 2018 Cortador de papel escondido no quadro Menina com Balão de Banksy destruiu a obra após ela ter sido leiloada na Sotheby's, em Londres O anônimo mais famoso do mundo, o inglês Banksy, virou notícia novamente no mundo artístico - e não por conta de uma obra nova. O grafiteiro, famoso por suas obras com ...

Plano de aula - Senso Estético - Projeto de Vida

Tema : Competências do século XXI Atividade : Senso estético Duração : 2 aulas Objetivos de aprendizagem :  Reconhecer manifestações culturais e artísticas; Desenvolver a capacidade para ler a realidade por meio de obras de arte; Mobilizar atitudes de empatia; Favorecer a expressão de sentimentos por meio da arte. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 1. Conhecimento; 3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultura digital; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: A obra Guernica talvez seja a mais impactante da carreira do pintor Pablo Picasso. A pintura retrata o bombardeio à cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937. O bombardeio ocorreu durante a Guerra Civil Espanhola e a cidade foi incendiada após sucessivos ataques por aviões. Nessa época, mesmo morando em Paris, Picasso não se calou diante do ocorrido e se expressou por meio de sua arte.  Guernica é um óleo sobre tela de 351 x 782,5 cm. Está localizado no Museu de Reina Sofia, M...