
Atividade:
Leitura de mundo.
Duração:
01 aula.
Objetivos de aprendizagem:
-
Ampliar o repertório leitor e a competência leitora dos estudantes;
-
Desenvolver a capacidade de ler o mundo.
Competências gerais da BNCC trabalhadas:
1. 1. Conhecimento;
3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6.
Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado;
9. Empatia e cooperação.
Diego
não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o
mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas,
esperando.
Quando
o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito
caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar,
e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E
quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
-
Me ajuda a olhar!
GALEANO, Eduardo. O livro dos
abraços. Porto Alegre: LP&M, 2002.
A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana
Ler
significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E
interpreta a partir de onde os pés pisam.
Todo
ponto de vista é um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber
como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre
uma releitura.
A
cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender é essencial
conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem
convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como
assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão
sempre uma interpretação.
BOFF, Leonardo. A águia e a galinha:
uma metáfora da condição humana. Petrópolis: Vozes, 2017, p. 13.
2. Como
você entende a frase: “Me ajuda a olhar!”? Resposta
pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que o menino pede ajuda para
entender tamanha beleza, além de pedir amparo ao pai diante da imensidão do
mar.
3. O
que pode contribuir para ampliar a nossa percepção sobre os diferentes
acontecimentos do mundo que nos rodeia? Resposta
esperada: Espera-se que os estudantes entendam que a multiplicação de
experiências pode ampliar a percepção, aí incluído o aprendizado escolar.
4. Você
concorda com a visão apresentada no texto de Leonardo Boff de que a leitura é
uma experiência social integrada a um contexto? Justifique. Resposta pessoal.
5. Faça
uma pesquisa na internet para conhecer quem são os autores dos textos que você
acabou de ler. Registre suas descobertas no caderno. Resposta
pessoal.
6. O que é ler o mundo para você e como isto pode ajudá-lo na construção do seu projeto de vida? Compartilhe sua resposta com os colegas e professor (a). Resposta pessoal.
A atividade pode ser realizada de modo presencial ou remoto. Ajude os
estudantes a compreender as referências dos textos e a estabelecer relações
entre as ideias apresentadas e as próprias experiências de vida. Destaque que
uma das funções da leitura é despertar a curiosidade e, assim, desenvolver o
repertório do leitor e a apreciação de práticas diversificadas da produção
cultural. Aborde também que a leitura de mundo é uma competência que pode ser
desenvolvida pela ampliação do repertório de experiências de vida de cada um. Se
possível, proponha uma roda de conversa para que os estudantes dialoguem sobre
suas respostas e a relacionem com o que desejam para si mesmos no futuro.
Esta
atividade é parte da obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida,
aprovada no PNLD 2021.
Para
conhecer outras propostas para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio
consulte a obra na íntegra acessando o site: https://edocente.educar.tech/pnld/
Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Comentários
Postar um comentário