Pular para o conteúdo principal

Pesquisa sobre Projeto de Vida no Ensino Médio


Sua experiência como professor(a) de Projeto de Vida no Ensino Médio pode contribuir para aperfeiçoar as práticas formativas de outros(as) colegas. Por isso, queremos ouvir você e o(a) convidamos a responder o questionário da pesquisa a seguir. Colabore conosco. Você vai precisar de poucos minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula

  Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 02 aulas Objetivo :  - Relacionar-se no contexto familiar e social. - Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.   Resposta pessoal ...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...