Pular para o conteúdo principal

Projeto de Vida | Responsabilidade social

 



Tema: Responsabilidade Social

Atividade: Ações solidárias

Duração: 02 aulas

Objetivos de aprendizagem:

- Compreender a importância da solidariedade e da empatia no contexto em que vive.

- Perceber os problemas existentes no contexto social do qual faz parte.

- Propor soluções para os problemas identificados.

- Vivenciar a solidariedade e a empatia.

 

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

1.     Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 9. Empatia e cooperação; 10. Autonomia e cidadania.

 

Proposta de atividade:

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em 30 de abril de 2021 indicam que o país possui 14,4 milhões de pessoas desempregadas. Você pode conhecer mais sobre esses dados na reportagem disponível em:

https://vocesa.abril.com.br/economia/brasil-tem-144-milhoes-de-desempregados-maior-numero-da-serie-historica/

Brasil tem 14,4 milhões de desempregados – maior número da série histórica Leia mais em: https://vocesa.abril.com.br/economia/brasil-tem-144-milhoes-de-desempregados-maior-numero-da-serie-historica/

 

1 – No atual momento de combate ao novo Coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia. Você conhece o significado do termo solidariedade? Consulte a definição no dicionário e registre-a em seu caderno.

2 – Reúna-se com dois ou três colegas para pesquisar iniciativas que podem ser promovidas para auxiliar, em sua comunidade, pessoas afetadas pelo desemprego em decorrência do contexto de pandemia imposto pelo novo Coronavírus. Registre-as no caderno.

3 – Construa uma proposta de ação que contenha a descrição dos itens:

- atividades a serem desenvolvidas.

- formas e recursos necessários para o desenvolvimento das atividades propostas.

- local de desenvolvimento das atividades.

- pessoas envolvidas nas atividades e autorizações necessárias.

- prazos para execução e data de finalização.

- forma de registro e documentação das atividades.

4 – Compartilhe a proposta com toda a classe e analise coletivamente aquelas produzidas pelos demais grupos para identificar e eleger, não apenas a mais importante, mas também a mais possível de ser atendida.

 

Certifique-se que os estudantes compreenderam a reportagem, que exige a mobilização de competências e habilidades relacionadas com a análise de dados. Discuta os fatores envolvidos com o desemprego em tempos de crise econômica.

Procure levar os estudantes a refletir sobre as propostas por eles apresentadas identificando aquelas que, além de atender as demandas da comunidade, sejam compatíveis com o nível de maturidade e desenvolvimento da turma.

O objetivo da atividade é mobilizar a capacidade para analisar e resolver problemas do cotidiano de forma proativa, pois essa capacidade é muito valorizada no mundo do trabalho quando articulada a comunicação, empatia e atuação colaborativa.

A implantação da proposta eleita pela turma poderá ser realizada ao critério do professor.

 

 

Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.


Licença Creative Commons
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula

  Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 02 aulas Objetivo :  - Relacionar-se no contexto familiar e social. - Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.   Resposta pessoal ...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...