Atividade:
Ações solidárias
Duração:
02 aulas
Objetivos de aprendizagem:
-
Compreender a importância da solidariedade e da empatia no contexto em que vive.
-
Perceber os problemas existentes no contexto social do qual faz parte.
-
Propor soluções para os problemas identificados.
-
Vivenciar a solidariedade e a empatia.
Competências gerais da BNCC
trabalhadas:
1. Conhecimento;
2. Pensamento científico, crítico e criativo; 4. Comunicação; 5. Cultural
digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 9. Empatia e
cooperação; 10. Autonomia e cidadania.
Proposta de atividade:
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) divulgados em 30 de abril de 2021 indicam que o país possui
14,4 milhões de pessoas desempregadas. Você pode conhecer mais sobre esses
dados na reportagem disponível em:
https://vocesa.abril.com.br/economia/brasil-tem-144-milhoes-de-desempregados-maior-numero-da-serie-historica/
1 – No atual momento de combate ao novo
Coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a
pandemia. Você conhece o significado do termo solidariedade? Consulte a
definição no dicionário e registre-a em seu caderno.
2 – Reúna-se com dois ou três colegas para
pesquisar iniciativas que podem ser promovidas para auxiliar, em sua
comunidade, pessoas afetadas pelo desemprego em decorrência do contexto de
pandemia imposto pelo novo Coronavírus. Registre-as no caderno.
3 – Construa uma proposta de ação que contenha
a descrição dos itens:
- atividades a serem desenvolvidas.
- formas e recursos necessários para o
desenvolvimento das atividades propostas.
- local de desenvolvimento das atividades.
- pessoas envolvidas nas atividades e
autorizações necessárias.
- prazos para execução e data de finalização.
- forma de registro e documentação das
atividades.
4 – Compartilhe a proposta com toda a classe e
analise coletivamente aquelas produzidas pelos demais grupos para identificar e
eleger, não apenas a mais importante, mas também a mais possível de ser
atendida.
Certifique-se que os estudantes compreenderam a reportagem, que exige
a mobilização de competências e habilidades relacionadas com a análise de
dados. Discuta os fatores envolvidos com o desemprego em tempos de crise
econômica.
Procure levar os estudantes a refletir sobre as propostas por eles apresentadas
identificando aquelas que, além de atender as demandas da comunidade, sejam compatíveis
com o nível de maturidade e desenvolvimento da turma.
O objetivo da atividade é mobilizar a capacidade para analisar e
resolver problemas do cotidiano de forma proativa, pois essa capacidade é muito
valorizada no mundo do trabalho quando articulada a comunicação, empatia e
atuação colaborativa.
A implantação da proposta eleita pela turma poderá ser realizada ao
critério do professor.
Itale Cericato
Psicóloga.
Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São
Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação
que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e
aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas
redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do
livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
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