Pular para o conteúdo principal

Projeto de Vida | Esperança


 Atividade: Esperança

Duração: 02 aulas

Objetivo:

- Refletir sobre a relação entre Projeto de Vida e felicidade.

- Discutir o impacto da realidade cotidiana em nossas escolhas e projetos de futuro.

 

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 10. Autonomia e cidadania.

 

Proposta de atividade:

Aula 01

Assista a peça publicitária disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=436maLQe8e8 que trata sobre as mudanças pelas quais o mundo está passando nos últimos tempos e como isso impacta a vida e o modo de agir das pessoas.

Em seguida, produza um texto de aproximadamente 20 linhas que expresse uma resposta para as questões a seguir:

- Em que mundo você quer viver?

 - Como você quer viver no mundo?

- Como as suas ações cotidianas podem contribuir para construir o mundo e a vida que você quer ter?

 

Aula 02

Reúna os estudantes em uma roda de conversa presencial ou virtual para socializar os textos produzidos na aula 01. Problematize as temáticas abordadas na peça publicitária e amplie, se necessário, a percepção que os estudantes possuem sobre esses temas e como eles impactam a vida individual e coletiva.

Em seguida, solicite que identifiquem aspectos comuns entre os textos.

A depender das condições e recursos disponíveis, os estudantes podem produzir um vídeo que reflita a opinião do grupo a respeito da discussão realizada.

Se possível, socialize o vídeo com a comunidade escolar por meio da página da escola ou de um blog da classe.

Se preferir, também é possível construir um cartaz físico ou virtual. Para criar o cartaz virtual confira o tutorial disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=tfAXW8pW2vc

 

Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.




Licença Creative Commons
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula

  Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 02 aulas Objetivo :  - Relacionar-se no contexto familiar e social. - Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.   Resposta pessoal ...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...