Tema: Mundo do trabalho
Atividade: Desemprego e juventude
Duração: 01 aula
Objetivos de aprendizagem:
- Conhecer e refletir sobre a realidade da inserção dos jovens no mundo do trabalho.
Competências gerais da BNCC trabalhadas:
Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 4. Comunicação; 5. Cultural digital. 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 10. Autonomia e cidadania.
Proposta de atividade:
Para responder as questões a seguir, leia a reportagem disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/27/taxa-de-desemprego-entre-mulheres-atinge-recorde-de-179percent.ghtml
Taxa de desemprego entre mulheres atinge recorde de 17,9%
1 - Segundo a reportagem os jovens são atualmente os mais afetados pelo desemprego no país. Pesquise quais são as causas desse fenômeno. Registre-as no caderno.
2 – Em momentos sociais de alto desemprego há um crescimento do trabalho informal. Você conhece quais são as características desse tipo de emprego e quais prejuízos acarretam ao coletivo social? Descreva-as no caderno.
3 – Faça uma pesquisa na internet para identificar quais medidas podem ser implementadas para combater os altos índices de desemprego na juventude. Registre no caderno.
4 - Em sua opinião, como o cenário econômico atual, refletido nos índices de desemprego da população, pode influenciar em sua escolha profissional e projeto de vida? Justifique.
Compartilhe suas opiniões e descobertas com a turma e com seus familiares.
Certifique-se que os estudantes compreenderam a reportagem, que exige a mobilização de competências e habilidades relacionadas com a análise de dados. Procure possibilitar a compreensão de que mudanças na sociedade afetam a configuração do mundo do trabalho e requerem um esforço analítico para identificar as necessidades apresentadas em cada cenário histórico. Destaque como essa compreensão pode ajudar na construção do projeto de vida.
Para subsidiar os estudantes no momento de suas inserções profissionais, esteja atento também para abordar uma discussão sobre os direitos e deveres de empregadores e trabalhadores e como a legislação trabalhista se relaciona com o mundo do trabalho, especialmente em momentos de crise econômica e desemprego.
Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
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