Pular para o conteúdo principal

Projeto de Vida | Desemprego e juventude


Tema: Mundo do trabalho 

Atividade: Desemprego e juventude 

Duração: 01 aula

Objetivos de aprendizagem

- Conhecer e refletir sobre a realidade da inserção dos jovens no mundo do trabalho.


Competências gerais da BNCC trabalhadas

  1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 4. Comunicação; 5. Cultural digital. 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 10. Autonomia e cidadania.


Proposta de atividade:

Para responder as questões a seguir, leia a reportagem disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/27/taxa-de-desemprego-entre-mulheres-atinge-recorde-de-179percent.ghtml

 Taxa de desemprego entre mulheres atinge recorde de 17,9%

1 - Segundo a reportagem os jovens são atualmente os mais afetados pelo desemprego no país. Pesquise quais são as causas desse fenômeno. Registre-as no caderno. 

2 – Em momentos sociais de alto desemprego há um crescimento do trabalho informal. Você conhece quais são as características desse tipo de emprego e quais prejuízos acarretam ao coletivo social? Descreva-as no caderno. 

3 – Faça uma pesquisa na internet para identificar quais medidas podem ser implementadas para combater os altos índices de desemprego na juventude. Registre no caderno.

4 - Em sua opinião, como o cenário econômico atual, refletido nos índices de desemprego da população, pode influenciar em sua escolha profissional e projeto de vida? Justifique.

Compartilhe suas opiniões e descobertas com a turma e com seus familiares. 

 

Certifique-se que os estudantes compreenderam a reportagem, que exige a mobilização de competências e habilidades relacionadas com a análise de dados. Procure possibilitar a compreensão de que mudanças na sociedade afetam a configuração do mundo do trabalho e requerem um esforço analítico para identificar as necessidades apresentadas em cada cenário histórico. Destaque como essa compreensão pode ajudar na construção do projeto de vida. 

Para subsidiar os estudantes no momento de suas inserções profissionais, esteja atento também para abordar uma discussão sobre os direitos e deveres de empregadores e trabalhadores e como a legislação trabalhista se relaciona com o mundo do trabalho, especialmente em momentos de crise econômica e desemprego.  

 

  

Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021. 




Licença Creative Commons
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula

  Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 02 aulas Objetivo :  - Relacionar-se no contexto familiar e social. - Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.   Resposta pessoal ...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...