Pular para o conteúdo principal

Projeto de Vida - Vivência de Acolhimento

 





Vivência de Acolhimento


Duração: 1 aula

Objetivos de aprendizagem

Proporcionar aos estudantes uma forma interativa para testar e adquirir conhecimentos sobre a COVID-19 e suas medidas de prevenção no ambiente escolar;

Incentivar a adoção de práticas corretas de prevenção da Covid-19 no dia a dia.

Introdução

Com o início do ano letivo é essencial que os estudantes estejam bem informados sobre os procedimentos necessários para evitar contrair ou transmitir a Covid-19 no ambiente escolar.

Que tal fazer uma atividade de acolhimento que envolva um Quiz sobre os riscos de contaminação da doença e suas formas de prevenção na escola?

A atividade pode ser realizada de forma presencial ou remota, a depender das determinações de cada rede de ensino.

Oriente a turma a responder as questões a seguir e aproveite a oportunidade para desmistificar concepções equivocadas, eventualmente construídas com base em fake news.

Caso a atividade seja realizada remotamente você pode criar um formulário com as questões no Google Forms. Incentive que os pais também participem respondendo as questões junto com os estudantes, pois assim mais pessoas estarão informadas e poderão contribuir para o fim da pandemia. 

Se preferir você pode inserir outras questões que se adaptem a realidade da sua turma e escola. 

  

Questões

 

1.     Na hora do intervalo posso sentar perto dos meus amigos?

Sim ou não

Resposta: Não, pois durante a alimentação as pessoas ficam sem máscara e por essa razão não é recomendável se alimentar próximo de ninguém.

2.     Posso compartilhar meu lanche com os meus amigos?

Sim ou não

Resposta: Não. É recomendável que cada um consuma seu próprio lanche.

3.     Como tomei  a vacina da gripe estou imunizado contra a Covid-19 e posso deixar de usar máscara na escola?

Sim ou não.

Resposta: Não. A vacina da gripe não imuniza contra a Covid-19. O uso de máscara é necessário em qualquer ambiente externo à residência.

4.     Meus amigos e eu não apresentamos sintomas, podemos dispensar o uso da máscara?

Sim ou não.

Resposta: Não, pois mesmo pessoas que aparentam boas condições de saúde podem estar infectadas pelo vírus e assintomáticas.

5.     Posso tomar água diretamente do bebedouro?

Sim ou não

Resposta: Não. É necessário utilizar um recipiente de uso individual como copo ou garrafa para obter água. 

6.     Posso abraçar ou beijar meus amigos se eu estiver usando máscara?

Sim ou não

Resposta: Não, pois é recomendável manter distância mínima de 1,5 m, mas você pode criar gestos ou sinais que expressem o seu desejo de abraçar ou beijar as outras pessoas.

7.     Posso dividir objetos como apontador, régua ou livro com meus amigos?

Sim ou não

Resposta: Não. Estudos científicos já comprovaram que o vírus da Covid-19 sobrevive em diversos tipos diferentes de objetos e superfícies.

8.     Preciso me preocupar em higienizar minha carteira ou o pessoal responsável pela limpeza da escola já fez isso?

Sim ou não.

Resposta: Sim, pois a responsabilidade de cuidar dos protolocos de higiene contra a Covid-19 é de todos. 

9.     Devo manter distância dos meus amigos mesmo em ambientes como banheiros e pátio?

Sim ou não.

Resposta: Sim. Respeite os espaços delimitados pela escola para cada estudante e fique atento às sinalizações existentes nos diversos ambientes da escola.

10. Há risco de contágio no transporte até a escola?

Sim ou não

Resposta: Sim. O vírus pode estar em todos os lugares, por isso é importante manter os protocolos de prevenção como manter distanciamento mínimo de 1,5m de outras pessoas,  usar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel.

11. Posso deixar minha mochila no chão do transporte ou da sala de aula?

Sim ou não

Resposta: Não, pois toda superfície pode estar contaminada com o vírus. Deixe sua mochila no colo, no encosto ou sob uma cadeira e higienize-a quando chegar em casa.

12. Ao voltar da escola, posso entrar em casa com sapatos?

Sim ou não

Resposta: Não, pois há estudos científicos que demonstram que os sapatos podem transportar o vírus para o interior das residências. Higienize os sapatos ou deixe-os do lado de fora em uma área isolada.

13. Ao voltar da escola posso guardar minha máscara para reutilizar no dia seguinte?

Sim ou não

Resposta: Não. As máscaras descartáveis ou de tecido devem ser trocadas e cada 4 horas ou sempre que estiverem úmidas.  As máscaras de tecido devem ser lavadas a cada uso e as descartáveis jogadas no lixo.

14. Ao chegar em casa devo tomar banho e trocar minhas roupas?

Sim ou não

Resposta: Sim. O ideal é tomar banho e colocar todo o uniforme para lavar. Se não for possível, troque de roupa e higienize todas as áreas do corpo que estiveram expostas.

15. Posso compartilhar o celular com meus amigos?

Sim ou não

Resposta: Não, pois há estudos científicos que comprovam que o vírus pode sobreviver em diferentes tipos de objetos e superfícies.

16. Quando eu tossir ou espirrar, devo cobrir a boca com a mão para evitar contaminar as outras pessoas?

Sim ou não

Resposta: Não, use a dobra do antebraço ou um lenço descartável.

17. Devo ir para a escola mesmo que eu apresente sintomas como febre, tosse seca ou cansaço?

Sim ou não

Resposta: Não. Procure os serviços de saúde caso apresente os sintomas da Covid-19.

18. Posso me prevenir da infecção tomando vitamina C ou fazendo gargarejo com água morna, sal e vinagre antes de ir para a escola?

Sim ou não.

Resposta: Não, pois essas substâncias não previnem contra a Covid-19.

19. Crianças e adolescentes contraem a Covid-19?

Sim ou não

Resposta: Sim, pois apesar de não fazerem parte do grupo de risco, crianças e adolescentes podem desenvolver e transmitir a doença, especialmente se possuírem alguma doença crônica.

20. Devo trocar minha máscara na escola?

Sim ou não

Resposta: Sim. Leve sempre mais de uma máscara para a escola e troque-a cada 4 horas ou sempre que ela estiver úmida. Não se esqueça de manipular a máscara pelas alças laterais e com as mãos higienizadas.

21. Devo ter outros cuidados na escola, além do uso da máscara?

Sim ou não

Resposta: Sim, além de usar a máscara corretamente é preciso lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e manter o distanciamento mínimo de 1,5m de outras pessoas.



Licença Creative Commons
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula

  Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 02 aulas Objetivo :  - Relacionar-se no contexto familiar e social. - Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.   Resposta pessoal ...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...