Vivência de Acolhimento
Duração: 1
aula
Objetivos de aprendizagem
Proporcionar aos estudantes uma forma interativa para
testar e adquirir conhecimentos sobre a COVID-19 e suas medidas de prevenção no
ambiente escolar;
Incentivar a adoção de práticas corretas de prevenção
da Covid-19 no dia a dia.
Introdução
Com o início do ano letivo é essencial que os
estudantes estejam bem informados sobre os procedimentos necessários para
evitar contrair ou transmitir a Covid-19 no ambiente escolar.
Que tal fazer uma atividade de acolhimento que envolva
um Quiz sobre os riscos de contaminação da doença e suas formas de prevenção na
escola?
A atividade pode ser realizada de forma presencial ou
remota, a depender das determinações de cada rede de ensino.
Oriente a turma a responder as questões a seguir e
aproveite a oportunidade para desmistificar concepções equivocadas,
eventualmente construídas com base em fake news.
Caso a atividade seja realizada remotamente você pode
criar um formulário com as questões no Google Forms. Incentive que os pais
também participem respondendo as questões junto com os estudantes, pois assim
mais pessoas estarão informadas e poderão contribuir para o fim da
pandemia.
Se preferir você pode inserir outras questões que se
adaptem a realidade da sua turma e escola.
Questões
1. Na hora do intervalo posso
sentar perto dos meus amigos?
Sim ou não
Resposta: Não, pois durante a
alimentação as pessoas ficam sem máscara e por essa razão não é recomendável se
alimentar próximo de ninguém.
2. Posso compartilhar meu lanche
com os meus amigos?
Sim ou não
Resposta: Não. É recomendável que cada
um consuma seu próprio lanche.
3. Como tomei a vacina da gripe estou imunizado contra a
Covid-19 e posso deixar de usar máscara na escola?
Sim ou não.
Resposta: Não. A vacina da gripe não
imuniza contra a Covid-19. O uso de máscara é necessário em qualquer ambiente
externo à residência.
4. Meus amigos e eu não
apresentamos sintomas, podemos dispensar o uso da máscara?
Sim ou não.
Resposta: Não, pois mesmo pessoas que
aparentam boas condições de saúde podem estar infectadas pelo vírus e
assintomáticas.
5. Posso tomar água diretamente
do bebedouro?
Sim ou não
Resposta: Não. É necessário utilizar um
recipiente de uso individual como copo ou garrafa para obter água.
6. Posso abraçar ou beijar meus
amigos se eu estiver usando máscara?
Sim ou não
Resposta: Não, pois é recomendável
manter distância mínima de 1,5 m, mas você pode criar gestos ou sinais que
expressem o seu desejo de abraçar ou beijar as outras pessoas.
7. Posso dividir objetos como
apontador, régua ou livro com meus amigos?
Sim ou não
Resposta: Não. Estudos científicos já
comprovaram que o vírus da Covid-19 sobrevive em diversos tipos diferentes de
objetos e superfícies.
8. Preciso me preocupar em
higienizar minha carteira ou o pessoal responsável pela limpeza da escola já
fez isso?
Sim ou não.
Resposta: Sim, pois a responsabilidade
de cuidar dos protolocos de higiene contra a Covid-19 é de todos.
9. Devo manter distância dos
meus amigos mesmo em ambientes como banheiros e pátio?
Sim ou não.
Resposta: Sim. Respeite os espaços
delimitados pela escola para cada estudante e fique atento às sinalizações
existentes nos diversos ambientes da escola.
10. Há risco de contágio no
transporte até a escola?
Sim ou não
Resposta: Sim. O vírus pode estar em
todos os lugares, por isso é importante manter os protocolos de prevenção como
manter distanciamento mínimo de 1,5m de outras pessoas, usar máscara e higienizar as mãos com álcool
em gel.
11. Posso deixar minha mochila no
chão do transporte ou da sala de aula?
Sim ou não
Resposta: Não, pois toda superfície pode
estar contaminada com o vírus. Deixe sua mochila no colo, no encosto ou sob uma
cadeira e higienize-a quando chegar em casa.
12. Ao voltar da escola, posso
entrar em casa com sapatos?
Sim ou não
Resposta: Não, pois há estudos
científicos que demonstram que os sapatos podem transportar o vírus para o
interior das residências. Higienize os sapatos ou deixe-os do lado de fora em
uma área isolada.
13. Ao voltar da escola posso
guardar minha máscara para reutilizar no dia seguinte?
Sim ou não
Resposta: Não. As máscaras descartáveis
ou de tecido devem ser trocadas e cada 4 horas ou sempre que estiverem
úmidas. As máscaras de tecido devem ser
lavadas a cada uso e as descartáveis jogadas no lixo.
14. Ao chegar em casa devo tomar
banho e trocar minhas roupas?
Sim ou não
Resposta: Sim. O ideal é tomar banho e
colocar todo o uniforme para lavar. Se não for possível, troque de roupa e
higienize todas as áreas do corpo que estiveram expostas.
15. Posso compartilhar o celular
com meus amigos?
Sim ou não
Resposta: Não, pois há estudos
científicos que comprovam que o vírus pode sobreviver em diferentes tipos de
objetos e superfícies.
16. Quando eu tossir ou espirrar,
devo cobrir a boca com a mão para evitar contaminar as outras pessoas?
Sim ou não
Resposta: Não, use a dobra do antebraço
ou um lenço descartável.
17. Devo ir para a escola mesmo
que eu apresente sintomas como febre, tosse seca ou cansaço?
Sim ou não
Resposta: Não. Procure os serviços de
saúde caso apresente os sintomas da Covid-19.
18. Posso me prevenir da infecção
tomando vitamina C ou fazendo gargarejo com água morna, sal e vinagre antes de
ir para a escola?
Sim ou não.
Resposta: Não, pois essas substâncias
não previnem contra a Covid-19.
19. Crianças e adolescentes
contraem a Covid-19?
Sim ou não
Resposta: Sim, pois apesar de não
fazerem parte do grupo de risco, crianças e adolescentes podem desenvolver e
transmitir a doença, especialmente se possuírem alguma doença crônica.
20. Devo trocar minha máscara na
escola?
Sim ou não
Resposta: Sim. Leve sempre mais de uma
máscara para a escola e troque-a cada 4 horas ou sempre que ela estiver úmida.
Não se esqueça de manipular a máscara pelas alças laterais e com as mãos
higienizadas.
21. Devo ter outros cuidados na
escola, além do uso da máscara?
Sim ou não
Resposta: Sim, além de usar a máscara
corretamente é preciso lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e
manter o distanciamento mínimo de 1,5m de outras pessoas.
Para conhecer outras atividades de acolhimento para fazer com os estudantes do Ensino Médio, consulte a obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021, disponível em: https://edocente.educar.tech/pnld/
Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal
de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em
Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de
desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da
Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre
outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida,
aprovada no PNLD 2021
Se quiser assistir minha live sobre projeto de vida, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=uf6ODcLEZm8

Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.



Ótima atividade
ResponderExcluirEXCELENTE AIVIDADE.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Faça um excelente uso e compartilhe!
ExcluirÓtima atividades, a turma adorou muito contextualizada, por mais atividades assim. Como conseguir
ResponderExcluirObrigada pelo retorno. Fico feliz que "a turma adorou". Nesse blog tem outras atividades/plano de aula semelhantes. Clique no botão no canto superior para seguir. Bom ano letivo!
ExcluirMuitíssimo Obrigado pelas dicas!!!! Gratidão!
ResponderExcluirNão sei como agradecer pela excelência da aula!
ResponderExcluirjasaps@outlook.com
Obrigada. Que bom que você gostou. Mais atividades semelhantes estão na minha obra (Des)Envolver e (Trans)Formar de projeto de vida. A obra faz parte do PNLD 2021, se tiver possibilidade escolha! Ah! Compartilhe com os demais colegas!
ExcluirExcelente material... parabéns
ExcluirObrigada!
Excluir