Pular para o conteúdo principal

Plano de aula - Projeto de vida


Tema: Identidade

Atividade: Sentido da vida

Duração: 1 aula

Objetivo de aprendizagem:

Refletir sobre como sonhos e objetivos se relacionam com o projeto de vida pessoal.


Competências gerais da BNCC trabalhadas:

4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e Autocuidado; 10. Autonomia e cidadania. 


Proposta de atividade:

Leia a tirinha abaixo. Em seguida, responda as questões no caderno. 

https://i.pinimg.com/564x/93/ec/9f/93ec9f97ef8efa553ad963a3a80ebe9b.jpg

Fonte: https://www.pinterest.co.uk/pin/383720830750470278/


1 – Na tirinha Calvin questiona sua professora sobre o sentido da vida. E você, já se fez essa pergunta? A quais conclusões chegou? Resposta pessoal

2 – Você considera importante ter objetivos na vida? Por quê? Resposta pessoal

3 - Quais objetivos você deseja alcançar no prazo de cinco anos, de dez anos e de quinze anos? Preencha seus objetivos na tabela abaixo. Resposta pessoal


Objetivos a alcançar em cinco anos

Objetivos a alcançar em dez anos

Objetivos a alcançar em quinze anos











4 – Você já conversou com sua família sobre os seus objetivos? O que ela pensa a respeito?  Resposta pessoal

5 – Por fim, escreva um pequeno texto que reflita como acredita que a escola pode ajudar você a alcançar seus objetivos. Resposta pessoal


A atividade constitui oportunidade para dialogar com os jovens sobre seus sonhos e expectativas de futuro. Aproveite para desenvolver uma escuta atenta sobre o que eles pensam sobre o tema, sobretudo no contexto atual da pandemia que vivemos.  Se considerar conveniente, o professor pode organizar uma roda de conversa com toda a turma para favorecer a troca de experiências e destacar a importância do projeto de vida como um orientador de futuro. 


Para conhecer outras atividades para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021, disponível em: https://edocente.educar.tech/pnld/


Para conhecer outros planos de aula, acesse: https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/

  

Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021. 


Licença Creative Commons
Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Empatia - Projeto de vida

Tema : Valores Atividade : Empatia Duração : 1 aula Objetivos de aprendizagem :  Desenvolver a empatia em relação aos outros; Reconhecer a importância de desenvolver relações interpessoais respeitosas e focadas no bem comum; Reconhecer a importância do diálogo na relação com os outros. Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação. 9. Empatia e cooperação. 10. Autonomia e cidadania.  Proposta de atividade: Assista a animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Av85KfekZt4 Em seguida, responda as questões abaixo no caderno: Qual é o assunto abordado na animação? É esperado que o estudante compreenda que a animação trata sobre a empatia O que o comportamento da garça expressou quando levou os peixes para o barco do cachorro? É esperado que o estudante expresse que o comportamento da garça representa gratidão e a compreensão das necessidades do outro Você conhece o signi...

Projeto de Vida | De onde eu venho? | Plano de aula

  Tema : Identidade Atividade : De onde eu venho? Duração : 02 aulas Objetivo :  - Relacionar-se no contexto familiar e social. - Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. Competências gerais da BNCC trabalhadas : 4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. Proposta de atividade: Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 1 - Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal 2 – Nas músicas “Paratodos” e “Eu” que você ouviu os autores contam suas origens e histórias familiares. E você, conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.   Resposta pessoal ...

Qualidade de Vida - Projeto de vida - Plano de aula

Tema : Qualidade de vida. Atividade : Autocuidado. Duração : 01 aula. Objetivos de aprendizagem :  Motivar os estudantes a refletir sobre seu estilo de vida e identificar as práticas que favorecem ou prejudicam a qualidade de vida.  Competências gerais da BNCC trabalhadas :  Conhecimento; 4. Comunicação; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação. Proposta de atividade: Leia a imagem abaixo para responder as questões: Ilustração de Lila Cruz, 2019 Avalie seus hábitos cotidianos e responda: Você tem um estilo de vida saudável? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Cite três práticas de autocuidado que você gostaria de adotar para melhorar o seu bem-estar. Resposta pessoal. Você sabe o que significa qualidade de vida? Pesquise sobre esse tema e anote suas descobertas no caderno. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes observem que há conceitos e concepções diversos referentes à qualidade de vida, porque essa temática tem sido exp...