Tema: Identidade
Atividade: Sentido da vida
Duração: 1 aula
Objetivo de aprendizagem:
Refletir sobre como sonhos e objetivos se relacionam com o projeto de vida pessoal.
Competências gerais da BNCC trabalhadas:
4. Comunicação; 5. Cultural digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e Autocuidado; 10. Autonomia e cidadania.
Proposta de atividade:
Leia a tirinha abaixo. Em seguida, responda as questões no caderno.
Fonte: https://www.pinterest.co.uk/pin/383720830750470278/
1 – Na tirinha Calvin questiona sua professora sobre o sentido da vida. E você, já se fez essa pergunta? A quais conclusões chegou? Resposta pessoal
2 – Você considera importante ter objetivos na vida? Por quê? Resposta pessoal
3 - Quais objetivos você deseja alcançar no prazo de cinco anos, de dez anos e de quinze anos? Preencha seus objetivos na tabela abaixo. Resposta pessoal
4 – Você já conversou com sua família sobre os seus objetivos? O que ela pensa a respeito? Resposta pessoal
5 – Por fim, escreva um pequeno texto que reflita como acredita que a escola pode ajudar você a alcançar seus objetivos. Resposta pessoal
A atividade constitui oportunidade para dialogar com os jovens sobre seus sonhos e expectativas de futuro. Aproveite para desenvolver uma escuta atenta sobre o que eles pensam sobre o tema, sobretudo no contexto atual da pandemia que vivemos. Se considerar conveniente, o professor pode organizar uma roda de conversa com toda a turma para favorecer a troca de experiências e destacar a importância do projeto de vida como um orientador de futuro.
Para conhecer outras atividades para trabalhar com os estudantes do Ensino Médio consulte a obra (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de Vida, aprovada no PNLD 2021, disponível em: https://edocente.educar.tech/pnld/
Para conhecer outros planos de aula, acesse: https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/
Itale Cericato
Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo. É autora, entre outros materiais, do livro (Des)Envolver e (Trans)Formar – Projeto de vida, aprovada no PNLD 2021.

Projeto de vida de Desenvolver e transformar está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://desenvolver-e-transformar.blogspot.com/.
Comentários
Postar um comentário